Infracções de ATM ligadas à ortodontia
Projeto de pesquisa: Infracções de ATM ligadas à ortodontia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mayana • 8/4/2014 • Projeto de pesquisa • 901 Palavras (4 Páginas) • 576 Visualizações
Distúrbios da ATM relacionada à Ortodontia
Introdução
A Articulação Temporomandibular (ATM) é certamente uma das mais complexas articulações do corpo e componente do sistema estomatognático que está diretamente relacionada às funções fisiológicas gerais. Ela é responsável pelos movimentos mastigatórios e pelas atividades mandibulares, que são classificadas em funcionais, como falar, mastigar, deglutir e em parafuncionais, que incluem todas as atividades realizadas sem um objetivo específico e de forma inconsciente.
Acreditava-se até recentemente que a má oclusão fosse o fator etiológico principal da DTM. A ação do tratamento ortodôntico sobre o sistema estomatognático não se apresenta totalmente clara e a perspectiva de considerar a má oclusão como fator etiológico primário das disfunções temporomandibulares coloca, muitas vezes, a ortodontia como causa dessas disfunções e outras vezes como solução.
Definição e características da ATM:
ATM significa Articulação Temporomandibular: Ela relaciona a mandíbula ao crânio e está entre as mais complexas e exigidas articulações do corpo humano. Cada vez que se fala, mastiga ou deglute, a ATM se movimenta. É formada pelo côndilo mandibular que se articula na fossa articular do osso temporal. Separando esses dois ossos de um contato direto estão o disco articular. Existem duas ATMs: uma do lado direito e outra do lado esquerdo, anterior a cada ouvido. Essa articulação proporciona um movimento de dobradiça em um plano e dessa forma pode ser considerada uma articulação ginglemoidal. Ao mesmo tempo, proporciona movimentos de deslize, o que a classifica como artroidal. É classificada como uma articulação composta.
Disfunção temporomandibular (DTM):
A DTM como condição específica é causada por inúmeros fatores etiológicos e tem como sintomas primários a dor e a disfunção da articulação temporomandibular, a desordem temporomandibular é caracterizada por um ou mais sintomas listados a seguir: barulhos articulares (clique e crepitação); dor (dor na face, de cabeça) e irregularidades nos movimentos mandibulares. A DTM pode ser causada externamente por traumas e internamente por hiperatividade muscular relacionada ao stress. Esses fatores provocariam uma injúria nos tecidos moles ao redor do disco e fossa articular causando deslocamento do disco articular.
Etiologia:
A etiologia das DTM é altamente complexa, de natureza multifatorial e sem a determinação de um agente etiológico específico. Contudo alguns autores consideram que o principal agente causal das DTMs seja a hiperatividade muscular e/ou sobrecarga da ATM, porém algumas características oclusais parecem frequentemente associadas às DTMs, principalmente o trespasse horizontal acentuado, a mordida aberta anterior esquelética, a mordida cruzada posterior unilateral, uma diferença entre a relação cêntrica e a habitual maior que 2 mm e a falta de contatos oclusais posteriores.
Influência da Ortodontia na DTM:
Os procedimentos ortodônticos mais comumente mencionados como responsáveis, em caso de iatrogenias, capazes de desencadear ou exacerbar uma DTM são:
⦁ Finalização do tratamento sem uma avaliação do potencial de crescimento latente da mandíbula. Assim, após a finalização do caso, a mandíbula, que continua a crescer é retida pelos incisivos superiores em uma posição mais retruida, forçando os côndilos distalmente;
⦁ Retração excessiva dos incisivos superiores;
⦁ Exodontia de pré-molares, com consequente retração do segmento anterior;
⦁ Retração anterior para fechamento de espaços nos casos de agenesias;
⦁ Uso de mentoneira;
⦁ Uso de máscara facial;
⦁ Elásticos intermaxilares de classe III;
⦁ Uso de aparelho extrabucal no arco inferior;
⦁ Elásticos intermaxilares de classe II, quando promovem uma excessiva retração dos incisivos superiores com consequente fechamento
...