Insuficiência Renal
Trabalho Escolar: Insuficiência Renal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laflores • 6/10/2014 • 423 Palavras (2 Páginas) • 597 Visualizações
A insuficiência Renal aguda é uma complicação de grande incidência hoje em hospitais e pode ser relativa de acordo com a situação do paciente, sendo a IRA uma disfunção reversível e que se pode prevenir. Uma de suas causas principais são agravamentos em UTI’s , o presente estudo é motivado pela alta incidência da patologia em pacientes hospitalizados sendo evidente a necessidade de verificar as principais causas dessa complicação tão como para prevenir e ou realizar diagnostico precoce.
Insuficiência Renal Aguda (IRA) é a redução aguda da função renal em horas ou dias. Apresenta principalmente à diminuição do ritmo de filtração glomerular, porém pode ocorrer também disfunções no controle do equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido-básico
Doenças cardíacas apresentam elevado risco para o desenvolvimento de insuficiência renal aguda. Estudos mostram que pacientes com insuficiência renal aguda (IRA) foi muito maior que os pacientes que não possuem disfunção renal.
O enfermeiro é de suma importância no período pré procedimento, identificando possível potencial para desenvolver insuficiência renal aguda, o enfermeiro atua na prevenção detecção e tratamento.
A insuficiência renal aguda é uma síndrome causada pela diminuição do ritmo de filtração glomerular do volume urinário. Ocasionando o descontrole no hidroelétrico e acido básico.Varias definições para o IRA foram criadas propondo um único método para identifica a insuficiência renal aguda, que é baseada na dosagem sírica da creatina e no volume urinário em um período de 48 horas. Mesmo sendo uma doença reversível o índice de mortalidade apresenta aproximadamente 50%, sendo possível a um bom profissional cujo conhecimento elevado ajuda encontrar a melhor terapia prevenindo também as possíveis lesões renais.
De acordo com as características acima relatadas podemos concluir que para se ter a função renal preservada é necessário levar em consideração que a perfusão dos rins precisa ser mantida e que para isso a pressão arterial deve estar na media de 70mmhg evitando a administração de medicamentos que possam gerar danos a esta função.
As principais causas de internamento encontradas em UTI de pacientes que evoluíram com a patologia foram sepses; choque séptico; doenças respiratórias e cardiovasculares. Para que o enfermeiro possa atuar na detecção precoce e prevenção desta complicação, é necessário compreender como os fatores de risco podem ocasionar ao desenvolvimento da IRA.
Contudo, a atuação da equipe de enfermagem na prevenção e diagnostico precoce da IRA em UTI vai além dos cuidados relacionados sépsis e ao choque séptico uma vez que também existem outras intervenções, com as principais intervenções de enfermagem de acordo com as causas da doença em UTI verificadas nessa pesquisa, proposta pela classificação das intervenções de enfermagem (NIC).
...