Insuficiência renal crônica
Projeto de pesquisa: Insuficiência renal crônica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rubizandra • 3/9/2014 • Projeto de pesquisa • 219 Palavras (1 Páginas) • 608 Visualizações
Introdução:
A insuficiência renal crônica (IRC) é considerada um dos principais problemas de saúde no mundo, sendo importante causa de morbidade e mortalidade, caracterizada por perdas lentas, progressivas e irreversíveis das funções renais. Hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabete mellito e história familiar de doença renal crônica são os fatores de risco mais prevalentes para desenvolvimento da IRC. Insuficiência renal crônica é uma deterioração progressiva e irreversível da função renal, na qual fracassa a capacidade do corpo para manter os equilíbrios, metabólico e hidroeletrolítico, resultando em uremia. A hemodiálise é um processo mecânico de filtragem e depuração do sangue, extraindo dele as substâncias que trazem prejuízo ao organismo. Geralmente, estas sessões são realizadas de três a quatro vezes por semana, com duração de quatro horas cada uma.
Objetivos:
Implantar protocolo de dialise em uma unidade de terapia intensiva, otimizando o tempo e qualidade no atendimento prestado.
Matérial / pessoal:
Maquina de dialise permanente na UTI; um técnico de enfermagem (por turno de trabalho) com treinamento em hemodiálise. Enfermeiros supervisores com conhecimento em hemodiálise.
Atividades essenciais:
Monitoramento constante do paciente, o técnico monta a máquina e permanece na operação da mesma e no controle do paciente durante todo o procedimento, em contato permanente, via telefone, com o médico nefrologista, quando este está ausente . Cabe ao médico intensivista atender às intercorrências não dialíticas
...