Junções Celulares
Casos: Junções Celulares. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: betinha22 • 23/5/2013 • 347 Palavras (2 Páginas) • 622 Visualizações
As junções celulares são especializações da membrana plasmática das células que tem como função a ligação entre células vizinhas ou entre células e a matriz extracelular. Existem fundamentalmente três tipos de junções: junções ocludentes , junções comunicantes e junções aderentes.
As junções ocludentes (também denominadas tight - apertadas, em inglês). são um tipo de junção que liga duas células vizinhas que torna o meio extracelular impermeável não permitindo a passagem de pequenas moléculas ou íons. As proteínas que intervém nesta junção são as claudinas e as ocludinas.
As junções aderentes rodeiam completamente as células. As proteínas que intervém neste tipo de junção são as caderinas e as cateninas. Existem vários tipos de junção aderente entre eles os desmossomas e os hemidesmossomas.
As junções comunicantes (gap junctions) servem para a ligação entre duas células adjacentes permitindo a passagem de moléculas e de íons entre as duas células. Estas junções são constituídas por seis proteínas denominadas conexinas que se organizam formando um canal.
2 – OBJETIVO
2.1 – Objetivo Geral
O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância das junções celulares como áreas especializadas da membrana plasmática.
2.2 – Objetivo Específico
O objetivo específico, deste trabalho, está relacionado com a análise dos tipos, de acordo com a função que desempenham, das junções celulares, no sentido de demonstrar a importância da comunicação e cooperação metabólica entre as células.
3 - JUSTIFICATIVA
Com o intuito de justificar a importância das junções celulares como áreas especializadas da membrana plasmática, reitera-se a significância da união destas células, atuando de modo integrado, como áreas especializadas da membrana plasmática, destacando as suas classificações, de acordo com a função que desempenham.
4 – METODOLOGIA
Trata-se de uma revisão literária sobre a importância das junções celulares como áreas especializadas da membrana plasmática.
O levantamento literário foi realizado a partir de referências presentes em publicações em livros, bem como artigos científicos e documentos publicados. Sendo, o assunto, abordado de modo a justificar e atender o objetivo proposto.
5 – JUNÇÕES CELULARES
Num epitélio, o espaço entre as células vizinhas precisa estar bem selado, impedindo que o fluido extracelular extravase. Também é importante
...