Liquido Seminal
Casos: Liquido Seminal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pop1120 • 3/6/2014 • 2.156 Palavras (9 Páginas) • 1.551 Visualizações
Liquido seminal
As vesículas seminais são duas glândulas localizadas entre o fundo da bexiga e o reto, obliquamente acima da próstata.produzem o liquido seminal, um fluido viscoso que fornece frutose e outros nutrientes que quando se mistura-se a outras secreções e aos espermatozoides para se formar a fraçao do sêmen ,nessa formaçao o liquido seminal, que será liberado no ducto ejaculatório juntamente com o liquido prostático que fornece fosfatase acida e enzimas proteoliticas que agem sobre o fluido proveniente das vesículas seminais, provocando a coagulação e a liquefação do sêmen. Adquire um aspecto gelatinoso logo após a ejaculação e até aos 60 minutos, transforma-se num líquido fluído, de escassa viscosidade que por sua vez neutraliza a acidez de restos de urina na uretra,em uma relação sexual,e na acidez natural da vagina, protegendo assim os espermatozóides que recebem, também outro líquido lubrificante produzidos pelas glândulas bulbouretrais que passando pela uretra, funciona como fonte de energia para os espermatozoides e aumenta sua motilidade assim se da formaçao de esperma ou semen.
A funçao do semen e reprodutora,e de prover um meio de transporte eficaz para os espermatozoides.
As características físicas do sêmen são analisadas: cor, volume, viscosidade, pH e liquefação,geralmente se analisa essas caracteristicas pelo exame de espermegroma.
O espermograma consisite em um exame um exame para que analisar as condições físicas e composição do sêmem humano. É explorado para avaliar a função produtora do testículo e problemas de esterilidade masculina. Esse exame tambem detecta avaliações imunológicas, bioquímicas e hormonais.
como è feito o exame de espermograma
A coleta é feita através da masturbação, os laboratórios fornecem estímulos visuais: como filmes e revistas. Na hora da coleta, é muito importante que o paciente ejacule dentro do frasco e não faça uso de lubrificantes, pois essas condições interferem no resultado do exame.
Esse material é enviado ao laboratório, onde é feita uma avaliação descritiva do sêmen, enfatizando principalmente a motilidade (ou seja, a capacidade de se mover) e a morfologia (características físicas) do espermatozoide. Primeiro eles avaliam as condições físicas do sêmen, como o volume, viscosidade, liquefação, coloração e pH (medida que termina a acidez de um material). Então, a análise se torna microscópica, verificando a concentração de espermatozoides, qual a motilidade total e progressiva, a vitalidade desses gametas e se está tudo certo com sua estrutura. Também são medidas as quantidades de leucócitos no esperma (células de defesa do nosso corpo) e de compostos como ácido nítrico e frutose.
Normalmente os médicos pedem duas coletas, com intervalo de 15 dias, para que se possa comparar ambos os resultados.
Pré-requisitos
O essencial é que o paciente tenha abstinência sexual de 2 a 7 dias. No caso, não apenas o sexo, como também a masturbação e qualquer outra ação que cause ejaculação. Não é necessário jejum alimentar nem nenhum outro tipo de cuidado.
Recomendações pós-exame
Após a coleta não há nenhum cuidado específico que o paciente precise seguir. Ele pode voltar à sua rotina normalmente.
Contraindicações
Não há contraindicações para o exame de espermograma, ele pode ser feito por qualquer homem em idade reprodutiva.
Possíveis complicações
Por se tratar de um exame de coleta e análise laboratorial, o espermograma não envolve complicações ou riscos.
O que significa o resultado do espermograma?
Os resultados do espermograma mostram como está a fertilidade do paciente, ou seja, se seus espermatozoides estão em condições de chegar com vida ao óvulo nas trompas da mulher, após o ato sexual. Ele também pode trazer a suspeita de que existem outros problemas em órgãos reprodutores masculinos, principalmente na próstata.
Parametros fisiologicos
Liquefação - Amostras geralmente se tornam liquefeitas em 15 minutos a temperatura ambiente ou seja passando de heterogêneo (grumos-massa) para homogêneo (fluido). Referência: Liquefação completa em 60 minutos. A liquefação incompleta pode ser ocasionado pela vesícula seminal que possui fatores de aglutinação espermática ou pela próstata que contém fibrolisinas que agem como um anticoagulante.
Viscosidade- Amostras com viscosidade aumentada produz um fio de mais de 2 cm. O que promove a viscosidade normal no sêmen é a vesícula seminal que contém Prostaglandinas, mantendo a amostra sem viscosidade. Referência: Viscosidade normal.
Cor- A amostra de sêmen deve ter a aparência cinza opalescente ou branca opalescente. Quando a concentração de espermatozoides é muito baixa a cor da amostra se apresenta translúcida.
Alteração de cor:
a.) Cor Rosa-Marrom-avermelhada: Presença de células vermelhas do sangue (hemácias) – Hemospermia
b.) Cor Amarelada: Presença de células redondas ou pacientes com icterícia ou paciente que usam vitaminas e drogas.
Volume – O volume do sêmen é composto principalmente pelo líquido proveniente da vesícula seminal e próstata, com uma pequena quantidade das glândulas bulbouretrais e epidídimo. A medida precisa de um volume é essencial em qualquer avaliação de sêmen, porque permite que o número total de espermatozoides e células não espermáticas sejam calculados no ejaculado. Limite inferior de Referência: 1,5 ml
Alteração de Volume:
a.) Volume baixo:Hipospermia – vesícula seminal pouco desenvolvida, ausência congênita bilateral dos ductos deferentes, obstrução dos ductos ejaculatórios, hiperplasia de ductos eferentes, ejaculação retrógrada e deficiência androgênica.
b.) Volume alto: Hiperespermia – Inflamação das glândulas acessórias (vesícula seminal e próstata).
c.) Sem volume: Aspermia – ausência de ejaculado, ejaculação retrógrada, disfunção neurológica dos mecanismos de ejaculação.
pH- Reflete o equilíbrio entre os diferentes valores de ph das secreções das glândulas acessórias, principalmente a secreção alcalina da
...