Magali Atps
Ensaios: Magali Atps. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miguelcorrea • 16/11/2014 • 557 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
O cuidado em enfermagem - uma aproximação teórica
O cuidado manifesta-se na preservação do potencial saudável dos cidadões e depende de uma concepção ética, sigiinificando desvelo,solicitude,diligência ,zelo, atenção e se concretiza no contexto da vida em sociedade. cuidar implica colocar-se no lugar do outro, geralmente em situações diversas, quer na dimensão pessoal, quer na social. É um modo de estar com o outro, no que se refere a questões especiais da vida dos cidadões.
Compreender o valor do cuidado de enfermagem requer uma concepção ética, começando pela valorização da propria vida para respeitar a do outro.
Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanidade, ajudando pessoas a encontrar significados na doença, sofrimento e dor, bem como, na existência.
Deste modo, prestar cuidado quer na dimensão pessoal quer na social é uma virtude que integra os valores identificados da profissão da enfermagem.
O primeiro centralizado na provedoria, e o segundo, assentado extremamente no cliente.
Ao operar nesta dimensão, as vezes extremas, o cuidado orientado pela solidariedade busca a simetria e o equilíbrio nas suas multíplas atividades enquanto funçao cuidadora.
o cuidado de enfermagem e o valor da vida humana.
Seu fundamento é o de integrar as pessoas em torno do bem comum e manter o elo social. Assim, cuidare solidarizar-se significam comprometimento e engajamento político- cultural, prevenindo rupturas da e na sociedade.
a) Da espécie humana, envolvendo a compaixão e a ternura;
b) Do social e da politica, entendendo a diversidade do convívio democrático em ambientes políticos- culturais diferentes;
c) Da cultura global, compreendendo a pluralidade cultural e interétinica;
d) Da vida ecológica e cosmológica, participando a sustentabilidade e do cuidado para as futuras gerações.
vida humana com valor instrumental
Diz respeito ao quanto a vida de cada um serve aos interesses das demais pessoas, tal qual o dinheiro, os medicamentos, entre outros.
Assim como o que representa o cuidado de enfermagem nesta perspectiva. O aspecto da instrumentalidade sugere adquirir bens para si por meio de um esforço baseado com outros individuos.
Vida humana como valor subjetivo
Refere-se a quanto a pessoa mede seu valor para ela mesma,o que provavelmente, em termos genéricos, os animais, as plantas ou as futuras gerações não dispõe das faculdades- fisícas, morais e intelectuais- para faze-lo.
Vida humana com valor intrínseco
Refere-se ao valor subjetivo que uma vida tem para a pessoa de cuja vida se trata. Parte-se do pressuposto de que há um desejo dos homens em tratar uns aos outros não apenas com o meio.
Ela pode ter um valor subjetivo na medida em que a pessoa estabelece seu valor para ela mesma, ou seja, em termos de até que ponto ela quer esta vida e o quanto estar vivo
...