Mamíferos Pantanal
Dissertações: Mamíferos Pantanal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joao.bio • 7/5/2014 • 328 Palavras (2 Páginas) • 337 Visualizações
De acordo com um estudo realizados por Coutinho e colaboradores em 1997, existem apenas 89 espécies de mamíferos no bioma do pantanal, considerando o tamanho do bioma, é um número relativamente baixo que reflete uma deficiências de estudos no que diz respeito ao levantamento de espécies de mamíferos.
Algumas espécies são consideradas boas indicadoras biológicas, como no caso do grupo dos carnívoros que por serem predadores de topo, dependem de toda uma estrutura biológica e de seus hábitats bem conservados; podem ser reguladores do controle populacional de presas que de forma indireta acaba tendo fortes interações nas comunidades vegetais; mamíferos do grupo Xenarthra também são bons bioindicadores de qualidade, pois nele estão agrupadas espécies ameaçadas de extinção como no caso do tamanduá-bandeira e do tatu-canastra.
Dentre as quatro espécies de tamanduá a que ocorre em maior abundancia é a do tamanduá-bandeira (Myrmecophagidae). Há registros na Chapada dos Guimarães, na hidrelétrica do rio Manso e na Serra do Amolar. Outra espécie ocorrente é a do tatu-de-rabo-mole-pequeno (Dasypodidae) sendo uma das maiores espécies do gênero é considerada rara na planície inundável do Pantanal e comum nas áreas do entorno.
Os primatas não possuem distribuição uniforme, a que mais é registrada é a dos bugios (Aloutta sp.).
No grupo dos carnívoros temos a ocorrência dos canídeos: lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), Speothos venaticus (cachorro-vinagre), Atelocynus microtis (cachorro-do-mato-de-orelha-curta); nos Procyonídeos temos: Procyon cancrivorus (mão-pelada), Potos flavus (jupará), Nasua nasua (coati); os representantes dos Mustelídeos são: Conepatus sp. (jaritataca), Eira barbara (irara), Galictis vittata (furão), Lontra longicaudis (lontra), Pteronura brasiliensis (ariranha); nos felídeos temos a ocorrência da Panthera onca (onça-pintada) – maior felino das américas, de acordo com alguns estudos a distribuição de onças-pintadas no Pantanal não é homogênea, ocorrendo em alguns locais com uma maior densidade já em outras ela é praticamente ausente, Oncifelis colocolo (gato-palheiro), Oncifelis geoffroyi (gato-do-mato), Puma concolor (suçuarana ou onça-parda), Leopardus pardalis (jaguatirica), Leopardus tigrinus (gato-do-mato), Leopardus wiedii (maracajá), Herpailurus yagouaroundi (jaguarundi); no grupo dos Artyodactyla ocorre os cervídeos: Mazama americana, M. guazoupira.
JHSL1991CP
...