Manual De Instrução
Dissertações: Manual De Instrução. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrovfp • 2/10/2013 • 3.568 Palavras (15 Páginas) • 514 Visualizações
MANUAL DE INSTRUÇÃO
Preenchimento de RAT
Novembro/2010
ÍNDICE
1. Orientações gerais
2. Esclarecendo o Significado
3. Modelo de RAT Sul America
4. Instruções de preenchimento e RAT Sul America.
5. Modelo de RAT Control Med
6. Instrução para o preenchimento do RAT Control Med.
7. Modelo de RAT Planserv
8. Instrução de preenchimento de RAT Planserv
9. Codificação de Motivos de Glosa
Prezado (a) Colaborador (a),
O presente Manual visa orientar, de forma clara e pratica o preenchimento do documento de registro de auditoria técnico-hospitalar realizada pelos profissionais auditores, de forma a permitir que todos os colaboradores que desempenham essa tarefa e façam com segurança e correção, tendo este material como instrumento de apoio.
Exortamos que a leitura do mesmo seja feita de forma atenciosa e detalhada, mesmo no que se refere a itens de entendimento aparentemente elementar. Tal exortação têm como razão o nível de importância dos dados transcritos, que não devem se ignorados. Essa atividade longe de ser menor importância, é de relevância capital, a ponto de poder coroar ou macular seriamente o resultado obtido pela atividade de auditoria. Como forma de ilustrar essa afirmativa, que em nada é exagerada, queremos lembrar que o RAT é um instrumento que:
»Embasa a cobrança e a conseqüente remuneração do prestador perante o convênio;
»Demonstra a qualidade do trabalhado executado pelo Control Med;
»Alimenta o banco de dados do sistema do cliente, através do qual o cliente processa pagamentos e realiza estudos e análises que fundamentam decisões gerenciais;
»Alimenta o banco de dados da Control Med, através do qual emitimos relatórios fazemos análises que são enviados para os clientes e fundamentam decisões gerenciais;
»Fornece informações ao cliente para avaliações e negociações coma rede credenciada;
»Sinalizam casos específicos que demandam ações gerenciais.
»Traçam o perfil dos prestadores, dos beneficiários e dos custos dos procedimentos.
Assim, queremos que seja percebido o quanto é fundamental que esse trabalho seja feito com consciência, com esmero, com capricho, com vontade, com responsabilidade e principalmente, com compromisso.
Esperamos que nesse Manual seja bem utilizado e que você possa lembrar que no compromisso com o qual observa-se o desempenho do colaborador na execução na de qualquer tarefa, vislumbra-se o nível de profissional que ele é e será.
Bom Trabalho!
Orientações Gerais
1. O procedimento do RAT deve ser feito em letra de forma, de forma a ser facilmente entendido por qualquer pessoa que leia. As letras e os números não podem gerar duvidas a quem os lê;
2. O RAT é um documento com o objetivo de transmitir informações que permitam a seu destinatário a compreensão do internamento que esta sendo avaliado, devendo, portanto ser claro o preenchimento em todos os seus campos com correção e precisão;
3. E particular, a descrição e a justificativa de glosa devem ser claras e precisas, uma vez que significam redução no valor que o credenciado ira receber e, portanto, poderão ser objeto de contestação.Toda glosa têm de ser justificada e nenhum RAT pode ser preenchido sem essa informação.
4. O RAT é um instrumento oficial NÃO PODE ser rasurado e nem corrigido através de corretor ( branquinho).
5. O RAT, tanto o Sul America quanto Control Med e controlado numericamente e todos os formulários tem que retornar a Control Med, inclusive os cancelados. O colaborador que preencher os RAT é responsável pelo o seu controle.
6. Atenção especialíssima deve ser dada ao somatório dos valores, uma vez que, através desse documento o credenciado será remunerado. Qualquer erro numérico implicara em atraso do pagamento para o credenciado, havendo inclusive possibilidade de devolução da fatura. Não conclua o RAT antes de conferir os valores, as somas e subtrações;
7. Os auditores da Control Med são as pessoas responsáveis por todo o processo da auditoria. São eles que têm a incumbência de apoiar o seu trabalho, esclarecer as suas duvidas e orientar todo o processo, sendo os interlocutores da Control Med perante o credenciado para tratar do processo da auditoria.
8. O correto preenchimento do RAT exige:
» Conhecimento da forma de apresentação da conta;
» Conhecimento dos campos do RAT e seus significados;
» Conhecimento da forma através do qual o auditor sinaliza a glosa;
» Conhecimento básico do português e matemática.
Esclarecendo o Significado
Para o correto preenchimento do RAT, um requisito básico é o conhecimento do significado do campo a ser preenchido. A maioria dos campos não oferece duvidas, porem quanto ao agrupamento dos itens de cobrança é interessante esclarecer o que deve ser considerado para sua composição.
• DIÁRIAS: correspondem à acomodação ocupada pelo paciente no período de internamento que esta sendo auditado. Normalmente as diárias são encerradas as 10:00h, havendo tolerância de ate 2 horas por parte do credenciado.As contas que não contenham cobrança de diárias não são consideradas como internamento, com exceção de casos de cobrança de pacote.
• MATERIAIS:
...