TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mielina

Resenha: Mielina. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  Resenha  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

A mielina é uma substância rica em lipídios (substâncias de gordura) e proteínas que formam as camadas ao redor das fibras nervosas e age como isolante. O nervo pode ser comparada a um cabo eléctrico; do axônio, ou de fibras nervosas que transmite o impulso nervoso, é como o fio de cobre, e da bainha de mielina é como o isolamento em torno do fio. Mielina está presente tanto no sistema nervoso central (SNC) e do sistema nervoso periférico (SNP).

A função da bainha de mielina é sobretudo permitir que o estímulo elétrico que sai do corpo da célula nervosa chegue mais rapidamente ao local que deve ser estimulado. Existem dois tipos de mielina, mielina central que é produzida pelas células oligodendrócitos do sistema nervoso central e a mielina periférica produzida pelas células de Schwann. Junto da mielina central existem proteínas que bloqueiam a capacidade regenerativa dos axônios centrais, ao passo que a mielina periférica não apresenta essas proteinas bloqueadoras, o que confere ao sistema nervoso periférico a capacidade de regeneração que permite a recuperação de lesões que atingem os nervos. Existem doenças com a esclerose múltipla que afecta apenas a mielina do SNC.

A mielina é uma substância lipídica, de cor verde reluzente e de caráter birrefringente, proveniente de algumas células do hipotálamo. A mielina está presente na chamada bainha de mielina (formada pelos oligodendrócitos no SNC e pelas células de Schwann no SNP), que rodeia algumas fibras nervosas, fazendo com que tenham uma condução de impulsos nervosos mais rápida (condução saltatória). As fibras envoltas por mielina são chamadas precisamente mielínicas. As fibras que não possuem um revestimento de mielina chamam-se fibras amielínicas e possuem uma condução de impulso mais lenta.

Patologia[editar]

Adrenoleucodistrofia é uma doença causada pela degeneração da mielina.

Tratamento[editar]

Há diversos estudos acerca da cura da degeneração da mielina. Os estudos foram iniciados com Augusto Odone e sua mulher, pais de Lorenzo Odone que tinha Adrenoleucodistrofia (ALD). Os testes são feitos em cachorros filhotes que tem a mielina desgastada, entretanto os estudos jamais foram concluídos, e hoje estão parados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com