Mitose E Meiose
Exames: Mitose E Meiose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 27021244 • 6/10/2014 • 944 Palavras (4 Páginas) • 534 Visualizações
Mitose
É o processo de divisão celular onde a célula reparte o seu conteúdo. Esse é característico de todas as células vegetais e animais. Na mitose ocorre varias transformações na célula, no núcleo e no citoplasma, esse procedimento é dividido em fases: Prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Figura 1 - Mitose
Prófase
É caracterizada pelo aumento do volume nuclear e com a condensação gradual das fibras da cromatina formando os cromossomos.
Cada cromossomo é constituído de duas cromátides unidas pelo centrômero, o que significa que a duplicação dos cromossomos ocorreu antes da prófase, na interfase.
O inicio da prófase é marcado pela duplicação dos centríolos no citoplasma que se envolvem pelas camadas do áster e migram para lados opostos da célula. Durante esse processo o hialoplasma desenvolve entre ele um conjunto de fibras que constitui o fuso mitódico. A carioteca se fragmenta e o fuso passa a ocupar o lado axial da célula.
Figura 2 – Início da prófase
Figura 3 - Prófase intermediaria
Figura 4 - Fim da prófase
Metáfase
Os cromossomos atingem o estado de condensação máxima e se alinham na parte equatorial da célula. Os cromossomos estão ligados a fibras do fuso e o mesmo é constituído de dois hemifusos que compõem dois tipos de fibras: as continuas que vão de centríolo a centríolo e as cromossômicas que vão de centríolo a centrômero.
Figura 5 - Metáfase
Anáfase
Ocorre o rompimento do equilíbrio metafásico com a separação das cromátides que passam a chamar cromossomos-filhos. Em seguida as fibras cromossômicas ficam mais curtas, fazendo com que puxem os cromossomos para os pólos do fuso.
Figura 6 – Anáfase
Telófase
Nessa fase os cromossomos chegam aos pólos do fuso e ocorre o processo de descondensação. A membrana nuclear se reconstitui a partir do retículo endoplasmático. Os nucléolos se formam novamente e as vesículas do reticulo endoplasmático ligam a superfície dos cromossomos-filhos. Posteriormente termina a divisão nuclear ou cariocinese, produzindo dois novos núcleos com o mesmo número de cromossomos da célula-mãe. A seguir, acontece a divisão do citoplasma. A membrana plasmática se invagina na região equatorial da célula formando um sulco anular cada vez mais profundo, terminando por dividir totalmente a célula.
Figura 7 – Início da Telófase
Figura 8 – Fim da Telófase
Meiose
No processo denominado meiose uma célula diplóide se divide em quatro células haplóides. Existem duas fases, a primeira divisão meiótica e a segunda divisão meiótica. Na primeira divisão da meiose ocorre à divisão de uma célula diplóide em quatro células haplóides onde o número de cromossomos será reduzido, sendo de fato, uma divisão reducional. A segunda divisão é caracterizada como equacional, pois mantêm o mesmo número de cromossomos após a sua divisão.
A mistura de genomas é realizada pela fusão de duas células haplóides, fundidas darão existência a uma nova célula diplóide que posteriormente se dividirá em quatro novamente pela meiose.
Figura 1 - Meiose
Meiose 1 - Primeira Divisão Meiótica
Prófase I
É a fase mais longa e é onde tem início a condensação cromossômica. Cada cromossomo se coloca ao lado do seu homólogo. Durante esse processo ocorre também a sinapse e durante a mesma poderá haver pontos de intersecção entre cromátides e cromossomos homólogos. Como é uma fase longa ela se divide nas seguintes etapas:
• Leptóteno: é a fase em que os filamentos cromossômicos são finos, pouco visíveis e por estarem alinhados não são muito distinguíveis. Estão constituídos cada um por suas cromátides.
Figura 2 - Leptóteno
• Zigóteno: Os cromossomos homólogos começam a se alinhar nessa fase, esse alinhamento é muito preciso em sua extensão e esse processo é conhecido como pareamento ou sinapse.
Figura 3 - Zigóteno
• Paquíteno: Nessa etapa o pareamento é completo. Ficam visíveis as duas cromátides de cada
...