Nematóides
Trabalho Escolar: Nematóides. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariavitoria • 27/9/2013 • 955 Palavras (4 Páginas) • 2.621 Visualizações
Introdução
Os nematoides são os mais abundantes na natureza. Tem grande sucesso evolutivo, e na natureza tem grande adaptação formando assim seu estar bem sucedido e mais sua permanência frequente em diversos ambientes. Estão na água doce, na água salgada e no mar. Há grande variedade na diversidade de espécies. Eles geralmente são pequenos, neste trabalho abordamos os diversos meios de sua vida e produção além de mostrar as influencias que este pode acarretar a vida humana. São eles minúsculos organismos. Os nematoides são os maiores causadores das pestes nas plantações brasileiras, arroz e mandioca são as principais vítimas.
Desenvolvimento
Os nematoides são vermes, de corpo cilíndrico ou arredondado que dão inúmeras perdas para o setor agrário no mundo inteiro. Às vezes as fêmeas se tornam obesas, tendo a aparência de uma maça, por exemplo. Vivem tanto no solo como na agua, comem algas, fungos, bactérias. Vivem em qualquer lugar, em geral, mas sempre tem grande sensibilidade a variações hídricas. Há a exceção, algumas espécies se adaptam bem sobrevivendo meses até um ano em ambiente secos. A temperatura baixa os mata ou os dificulta a vida.
Causam doenças ao homem, prejudicam principalmente órgãos do aparelho digestivo, temos como exemplo a lombriga de intestino. Temos também o verme responsável pelo amarelão, o Necator americanus. Temos inúmeros agressores ao homem, o causador da elefantíase, o agente da oxiúrose infantil, e a serpente de fogo parasita subcutâneo da perna principalmente.
Afetam também a
criação de gado, cabras, aves, ovelhas, entre outros animais. Eles (os nematoides) são em geral provedores de doenças que mudam a forma de como o ser vive.
São como Deus, estão em todos os lugares. Em geral não há lugar perto de nossa casa em que não haja um nematoide, todos eles estão em algum ecossistema, sempre afetando ou as vezes influenciando positivamente o cultivo de algumas culturas.
Os nematoides estão associados a uma ampla gama de culturas, passando por plantas anuais como soja e milho, frutíferas como citrus, hortaliças, café e cana-de-açúcar. Em certos casos, como na soja, são de ocorrência relativamente recente no Brasil representado pela espécie heterodora glicyne.
Alguns nematoides habitam o solo e ficam associados ao sistema radicular de plantas.
Os nematoides atacam a raiz da grama, causando uma redução ou perda do sistema radicular. O resultado é a incapacidade da planta de consumir água e nutrientes. Os sintomas geralmente aparecem como deficiência hídrica ou nutricional, o que leva ao afinamento do turf. As condições que geralmente favorecem o crescimento e desenvolvimento dos nematoides patogênicos de plantas incluem períodos estendidos de temperatura do solo moderada, e solos com textura arenosa. A expressão dos sintomas é maior quando a planta estressada está sob altas temperaturas, e os sistemas radiculares prejudicados já não podem fornecer a umidade adequada. Solos contendo grande quantidade de areia podem aumentar ainda mais os danos, já que tem pouca capacidade de reter nutrientes e
umidade.
De acordo com uma organização de estudos do Mato Grosso do Sul 50% da produção pode ser perdida se não houver um cuidado com a infestação de nematoides nas plantações.
Já quando um pessegueiro, por exemplo, é atacado temos um inchaço nos galhos.
Com a penetração inicialmente na raiz, as frutas do pessegueiro e a própria árvore apresentam um enfraquecimento geral.
Uma boa alternativa para conter a ação dos nematoides é a alternância de culturas em uma área cultivada.
O controle químico de nematoides através do uso de nematicidas é antieconômico e pouco eficiente, podendo causar, também, sérios problemas à saúde humana e contaminar o meio ambiente.
As plantas afetadas por nematoides têm seus sistemas de condução de agua alterados.
Os nematoides não têm grande mobilidade,
...