O QUE É A TRANSFUSÃO DE SANGUE?
Seminário: O QUE É A TRANSFUSÃO DE SANGUE?. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: shimara • 15/4/2014 • Seminário • 481 Palavras (2 Páginas) • 533 Visualizações
Introdução
As Testemunhas de Jeová são uma denominação cristã, que possuem adeptos em 239 países e territórios autônomos, com cerca de 7.780.000 praticantes. São conhecidas pelo seu trabalho regular e persistente de pregação de seus princípios e dogmas de casa em casa e nas ruas.
Adoram exclusivamente a um Deus Jeová, e são seguidores de Jesus Cristo,
As Testemunhas de Jeová são bem conhecidas por sua regularidade e persistência na obra de evangelização de casa em casa e nas ruas.
São ainda conhecidas por recusarem às transfusões de sangue.
O QUE É TRANSFUSÃO DE
SANGUE
Historia da Transfusão de Sangue
Transfusão é o ato médico de transferir um sangue ou hemocomponentes deste ( plasma sanguíneo, plaquetas, hemácias e leucócitos) de um doador para o sistema circulatório de um receptor.
Frequentemente usa-se transfusão em intervenções cirúrgicas, traumatismos, hemorragias digestivas ou em outros casos em que tenha havido grande perda de sangue.
As transfusões de sangue tiveram início no Século 17
A primeira transfusão de sangue é atribuída a Richard Lower em demonstração realizada em Oxford, em 1665em animais.
A primeira experiência em ser humano aconteceu dois anos mais tarde em 1667, em Paris
Um fato curioso: as transfusões de sangue nessa época eram heterólogas, isto é, com sangue de animais de espécies diferentes.
Considerada criminosa, a transfusão heteróloga foi proibida em várias partes do mundo naquela época.
As transfusões com sangue humano datam do século 19
Embora proibidas, as experiências não foram de todo abandonadas. Em 1788 (Século 18), após tentativas fracassadas com transfusões heterólogas, Pontick e Landois obtiveram resultados positivos realizando transfusões homólogas (entre animais da mesma espécie), concluindo que elas poderiam ser benéficas e inclusive salvar vidas.
A primeira transfusão com sangue humano é atribuída a James Blundell, em 1818 que, após realizar com sucesso experimentos em animais, transfundiu sangue humano em mulheres com hemorragia pós-parto.
Por que as Testemunhas de Jeová não aceitam transfusão de sangue?
Isso é mais uma questão religiosa do que médica. Tanto o Velho como o Novo Testamento claramente nos ordenam a nos abster de sangue. Além disso, para Deus, o sangue representa a vida. Então, nós evitamos tomar sangue por qualquer via não só em obediência a Deus, mas também por respeito a ele como Dador da vida.
Resposta dada por um fiel da igreja.
Quando uma testemunha de Jeová ACEITA TRANSFUSÃO DE SANGUE ela é desassociada?
Será desassociada
...