O QUE É E QUAIS OS TIPOS DE RADIAÇÃO IONIZANTE?
Por: A N G E L • 14/1/2023 • Artigo • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 84 Visualizações
[pic 1]
TÉCNICO EM RADIOLOGIA
ANDRESSA DOS SANTOS LIMA
RADIOPROTEÇÃO NA PEDIATRIA
FORTALEZA- CEARÁ
2022
SUMÁRIO
- O QUE É E QUAIS OS TIPOS DE RADIAÇÃO IONIZANTE? ................3
- O QUE É RADIOPROTEÇÃO? ................................................................4
- RADIOPROTEÇÃO NA PEDIATRIA .......................................................5
O QUE É E QUAIS OS TIPOS DE RADIAÇÃO IONIZANTE?
Radiação Ionizante possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas, ou seja, arrancar elétrons de um átomo ou molécula. Quando esse tipo de radiação interage com tecidos orgânicos, causa neles diferentes efeitos, que vão desde a mutações celulares ao surgimento de câncer.
Ela pode ser produzida de forma natural, como é o caso dos átomos que sofrem com o decaimento nuclear, ou em processos artificiais, como nos exames de imagem e também em alguns tipos de terapia: raios x, tomografia, radioterapia e etc.
São elas, os RAIOS X, RAIOS GAMA, NÊUTRONS, PARTÍCULAS BETA E ULTRAVIOLETA.
3
O QUE É RADIOPROTEÇÃO?
Radioproteção ou proteção radiológica é um conjunto de ações que visam proteger tanto as pessoas como o ecossistema de possíveis efeitos causados pelas radiações ionizantes. Seu principal objetivo é fornecer ao homem um padrão de segurança adequado, sem inibir as atividades benéficas ao ser humano e sem gerar impactos na geração futura e no meio ambiente.
Para complementar este conjunto de ações, foram determinados 3 princípios fundamentais do ALARA, As Low As Reasonably Achievable, que quer dizer tão baixo quanto razoavelmente exequível para a proteção dos indivíduos ocupacionalmente exposto: tempo, distância e blindagem.
- Tempo: menor tempo possível de exposição a uma fonte de radiação.
- Distância: maior distância possível da fonte de radiação.
- Blindagem: EPI’S (equipamento de proteção individual) adequados para a exposição segura a uma fonte de radiação.
4
RADIOPROTEÇÃO NA PEDIATRIA
A radioproteção se baseia em 3 três princípios básicos: a justificação, a otimização e a limitação de doses. A justificação se refere à indicação do exame, pois nenhuma prática deve ser realizada sem ao menos reproduzir mais benefício do que malefício para o indivíduo exposto ou para a sociedade.
A otimização implica-se que as exposições devem manter o nível de radiação mais baixo possível e este princípio se adapta a qualquer atividade que demande de radiação ionizante. Já a limitação de dose informa que as doses de radiação não devem ser superiores aos limites estabelecidos pelas normas de radioproteção de cada país, aplicando - se diretamente aos trabalhadores ocupacionalmente expostos à radiação ionizante. Todos os princípios de radioproteção são importantes e devem ser seguidos, porém, o princípio da justificação pode reduzir em até 100% a dose da radiação e capaz de produzir uma imagem diagnóstica e sem esteticamente perfeita, analisando o tamanho e faixa etária do indivíduo.
...