TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É NEGOCIAÇÃO?

Tese: O QUE É NEGOCIAÇÃO?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  Tese  •  1.148 Palavras (5 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 2

Negociação é o processo de alcançar objetivo através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes. Toda negociação é um processo de relacionamento de pessoas. E todo relacionamento importa em comunicação. Assim, saber ouvir, perguntar e apresentar as próprias idéias de forma convincente e básica é o primeiro passo para uma boa comunicação na negociação.

Atualmente o conjunto econômico exige muita competitividade entre as empresas, tanto no processo profissional, tanto no pessoal, no que diz respeito ao organizacional.

As variáveis básicas na negociação são classificadas em três funções: poder, informação e tempo. A variável poder não tem o significado diretamente voltado ao sentido de autoridade, mas sim, de sabedoria e habilidade no processo de negociação. O poder também é definido na capacidade que uma pessoa tem de influenciar, conseguindo os resultados que almejam, sobre uma outra. Uma pessoa que consegue sempre persuadir pode vir a ser um líder. Os poderes pessoais são inatos, presentes em qualquer situação, já os poderes circunstanciais enfocam a situação do momento, o tipo e a influência.

O tempo na negociação é o ponto de apoio para projetar o negócio. O sistema tempo tem que ser flexível, de forma a ajustar-se a situação em constantes mudanças. Um plano deve ser criado para atender as necessidades específicas de um indivíduo ou de uma situação, auxiliando-se com o fator tempo.

Informação é o ato ou efeito de informar-se, participar, ter conhecimento amplo e bem fundamentado, resultante da análise e combinação de vários informes. A informação é a questão central no processo de negociação. Quanto mais informação uma pessoa tiver sobre a outra, destacando suas necessidades reais, melhor será seu desempenho, pois a busca de informações pode mudar o rumo de uma negociação. Umas das mais importantes fontes de informações são: Internet, biblioteca e telefone. As influências das informações sobre os limites de tempo pode ser decisivo, levando em conta a revisão dos prazos ou as mudanças de postura ao final de uma negociação e a disponibilidade de tempo também pode ser outra importante fonte de poder.

A negociação é um processo natural pelo qual todos passam. Todo ser humano em algum momento da vida se viu frente a uma situação que exigiu algum tipo de negociação. Porém, deve estar claro que nenhuma negociação é igual à outra, visto que seu objeto principal – o ser humano – apresenta características e comportamentos que o tornam diferente.

A gênese do termo NEGOCIAÇÃO é longínquo, vem do latim negocium, cujo significado exato e ATIVIDADE DIFICIL, TRABALHOSA. NEGOCIAÇÃO, deriva do verbo negociar que quer dizer fazer negocio, discutir acordo com partes envolvidas, fazer transação comercial.

NEGOCIAÇÃO tanto do latim quanto do português e inerente ao comercio, trafico, ajustes.

O QUE É NEGOCIAÇÃO?

Segundo Jose augusto Wanderley, consultor em liderança e negociação, escritor do livro NEGOCIAÇÃO TOTAL: ENCONTRANDO SOLUÇÕES, VENCENDO RESISTENCIAS, OBITENDO RESULTADOS. NEGOCIAÇÃO: "É uma das habilidades mais importantes para o sucesso profissional e pessoal".

Para WILLIAN URY: A negociação baseia-se em ganhos mútuos. NEGOCIAÇÃO GANHA-GANHA.

Para negociarmos de maneira satisfatória e preciso termos alguns critérios, devemos ter claro os interesses que envolvem as partes, preservar os objetivos conquistados, criar novas metas a serem conquistas, identificar e resolver conflitos que porventura vier a existir. E deste tirar o máximo de proveito.

Para Willian Ury isso uma boa negociação requer uma preparação antecipada, metaforicamente ele narra a história da varanda.

A VARANDA que segundo URY, "É o local de onde se contempla toda a paisagem, e pode se ter um ampla visão do que esta a nossa frente". Partindo deste principio, devemos concentrar nos objetivos e canalizarmos nossas energias para aquilo que iremos ou queremos negociar, e dai identificarmos os fatores mais importante da negociação e sermos fiéis a eles e numa relação de ganha-ganha vislumbrar um acordo ideal para as partes. Ury destaca também

MAPAN: MELHOR ALTERNATIVA PARA UM ACORDO NEGOCIADO este tópico é importe por que daqui pode ou não sair uma negociação satisfatória para as partes envolvidas. Pode representar a oportunidade de se fazer outro bom negocio. Não podemos esquecer que o outro lado também tem seu MAPAN e se podermos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com