Odonto Terceira Idade
Artigos Científicos: Odonto Terceira Idade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 32043425811 • 3/12/2014 • 501 Palavras (3 Páginas) • 392 Visualizações
Nas ultimas décadas, a população idosa no Brasil vem crescendo em ritmo acelerado, isso se da entre outras coisas pelo avanço das tecnologias e o desenvolvimento progressivo na area da saúde.
Cresceu também a necessidade de melhorar a qualidade de vida dessa população, e há melhor forma de começar do que cuidar da saúde bucal.
Quando a saúde bucal está comprometida, afeta também o nível nutricional, bem estar fisico, mental e a auto-estima, dificultando as relações interpessoais dessa população, ou seja uma boa saude bucal é de extrema importancia para a manutenção da saúde em geral.
O objetivo do projeto foi conscientizar aos cuidadores e os idosos de que existe uma necessidade continua de cuidados bucais, mesmo sem a presença de dentes e independente da faixa etária.
O projeto Sorrindo Sempre foi desenvolvido no Asilo Lar Dr. Napoleão Laureano, localizado em São Paulo, no municipio de Ferraz de Vasconcelos, na rua_________________ , onde estão abrigados vinte e oito idosos . A equipe de colaboradores é composta por uma coordenadora, cinco cuidadores, dois auxiliares de enfermagem, um enfermeiro e uma nutricionista. O projeto foi composto de onze visitas semanais, aos sabados, com duas horas de duração.
Foi desenvolvido um trabalho individual com foco no problema em, que cada um apresentava, pois cada cliente tinha uma necessidade diferente do outro, entre tanto alguns problemas eram comuns, como a diminuição da capacidade mastigátoria, a dificuldade de deglutição, a secura na boca, as modificações no paladar, e a perda de diminuição vertical, sem contar com as doenças sistemicas , como diabetes, hipertensão entre outras, que acometem este especifico ciclo da vida.
Foi realizado um trabalho voltado para o auto cuidado e ao cuidador, abordando temas relevantes a saúde bucal, trasmitindo as informações de forma lúdica e de fácil entendimento, orientando sobre os cuidados com a boca, proteses, higienização para clientes com edentulismo parcial ou total, alimentação , doenças bucais mais comuns na melhor idade, auto-exame e estimulação da auto-estima. Foi entregue uma cartilha aos cuidadores elaborada pelo grupo contendo todos os temas excutados no progeto, apontando as inforações necessarias de facil entendimento para ser usada no dia a dia.
A preocupação foi orientar a todos sobre os cuidados importantes da saúde bucal, demostrando que cuidado significa atenção, preocupação, cautela, dedicação, carinho e responsabilidade, aprendendo que cuidar é servir e oferecer ao outro em forma de caridade, assistência e doação. O intuito foi sensibilizar e estimular a todos (idosos e cuidadores) de que nunca é tarde para se ter uma saúde bucal com qualidade, e que envelhecer não significa parar de viver, e sim uma nova chance para renascer.
A promoção e manutenção da saúde bucal do idoso não depende só dos odontólogos, mas sim de cuidadores e auto-cuidadores bem informados, cuja a preocupação seja em melhorar a qualidade de vida.
...