Operacional Concreto
Exames: Operacional Concreto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vaania • 25/2/2014 • 392 Palavras (2 Páginas) • 381 Visualizações
Operacional Concreto – O Desenvolvimento do Sistema Cognitivo
A teoria de Piaget coloca em primeiro plano o desenvolvimento e o funcionamento cognitivo geral. Para ele o desenvolvimento do intelecto está associado ao desenvolvimento biológico do ser humano.
A teoria piagetiana é apresentada como uma versão de desenvolvimento cognitivo nos termos de um processo de construção de estruturas lógicas, na qual a intervenção social externa tem função de facilitar ou dificultar tais processos. Em poucas palavras é uma teoria universalista e individualista do desenvolvimento, capaz de oferecer um sujeito ativo, porém abstrato, e que faz da aprendizagem um derivado do próprio desenvolvimento.
Piaget apresenta do ponto de vista biológico, que certamente a maturação biológica é um fator importante no desenvolvimento da inteligência, e permanece indissociável dos efeitos das experiências. Em particular, a lógica da criança não é tirada dos objetos, mas das ações que se exercem sobre eles. O que não é absolutamente a mesma coisa, quer dizer que a parte da atividade do sujeito é fundamental e, aí, a experiência tirada do objeto não basta. Para Piaget, experiência não é recepção passiva, e sim ação e construção progressiva de estruturas. Nunca são, portanto, suficientes em si, visto que devem ser organizadas pela inteligência.
Para Piaget, as operações consistem em transformações reversíveis e tal reversibilidade pode consistir em inversões ou em reciprocidade, a criança compreende essas formas de reversibilidade, mas sem coordená-las. As operações baseiam-se em objetos e não em hipóteses, por isso são concretas. Trata-se de uma fase de transição, entre a ação e as estruturas lógicas mais gerais. Piaget aponta que o desenvolvimento cognitivo, neste período, se caracteriza por ordens de operações, ou seja, no período Operacional-concreto, torna-se possível conservar as propriedades de um objeto, mesmo que esse passe por transformações em sua aparência. Nesse estágio surgem vários esquemas de conservação, que só serão sustentados pela estrutura lógico-matemática, devida às atividades do sujeito. Ela se constitui paralelamente à essas estruturas de classes, relações e número. Cada noção de conservação surge num dado momento do desenvolvimento. Essa fase não é caracterizada somente pelo aparecimento das operações, mas pela importância do relacionamento interindividual. As trocas afetivas entre crianças nessa fase desenvolvem seu intelecto e sua afetividade. Cria-se o senso de dever, e julgamento moral.
...