Osteologia veterinária
Relatório de pesquisa: Osteologia veterinária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Caca.almeidaaa • 3/11/2014 • Relatório de pesquisa • 505 Palavras (3 Páginas) • 292 Visualizações
Osteologia Veterinária
Superfícies não-articulares, Superfícies articulares,
acidentes ósseos, cavidades, depressões e aberturas.
Superficie Articulares – Cabeça, Côndilo, Face e Tróclea.
Não articulares – Crista, Espinha, Epicôndilo, Linhas, Processo, Trocanter, Tuberosidade e Tubérculo.
Cavidade, depressões e aberturas– Cavidades articulares, Forame, Fossa, Fóvea, Meato ou canal, Seio e Sulco.
Acidentes ósseos – Faces, Bordas, Ângulos, Eminências, Depressões, Saliências e Perfurações.
Osteologia é o estudo dos ossos.
Os ossos são formados por tecido conjuntivo especializado. Apresentam uma Matriz Orgânica, que representa 22-25% do osso e é formada por colágeno, fosfoproteínas, glicoproteínas, sialoproteínas e lipídeos. Apresentam também uma Matriz Inorgânica, que representa 69% do osso e é formada por hidroxiapatita, fosfato de cálcio, carbonato de cálcio, fosfato de magnésio, cloreto e carbonato de sódio.Sua resistencia se deve as forças de tensão, obtidas à partir das fibras de colágeno, e das forças compressivas, obtidas à partir da matriz mineral.
NÚMERO DE OSSOS NO ESQUELETO
A quantidade de ossos no corpo dos animais varia de espécie para espécie e também de acordo com a idade. O animal adulto apresenta um menor número de unidades ósseas, devido a fusão de alguns ossos ou partes, diferente dos jovens, que os possuem separados.
CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS
Ossos longos – são aqueles onde o comprimento predomina sobre as demais dimensões. Possuem duas epífises, uma diáfise e uma cavidade medular. Ex: fêmur, úmero, ulna.Ossos curtos – são aqueles onde suas dimensões são equivalentes. Ex: ossos do carpo e tarso.Ossos laminares – são aqueles em que a largura e o comprimento predominam sobre a sua espessura, tem forma de lâmina. Ex: escápula.Ossos irregulares – são de formato completo, não se enquadram em nenhuma figura geométrica conhecida. Ex: as vértebras e os ossos da base do crânio.Ossos pneumáticos – são os ossos que contem ar em seu interior. Ex: alguns ossos do crânio, como maxilar e frontal, além de alguns ossos longos das aves.Ossos sesamóides – são também ossos curtos, que oferecem apoio para músculos e tendões.Dipöe – ossos da abóbada craniana.
Tróclea – Um segmento em polia.
Cabeça – Uma extremidade globosa.
Côndilo – Uma projeção articular de grande porte, de aspecto arredondado.
Tubérculo – Um pequeno processo de formato arredondado.
Epicôndilo – É um processo proeminente acima de côndilo.
Tuberosidade – Um grande processo de superfície áspera e rugosa.
Face – Uma superfície articular achatada ou pouco profunda.
Fossa –
...