GUIA De Osteologia
Exames: GUIA De Osteologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Manjorit • 22/9/2013 • 560 Palavras (3 Páginas) • 777 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este Guia foi elaborado para ampliar conhecimentos e complementar o estudo da anatomia humana, nele estão contidos conceitos e imagens que descrevem detalhadamente os componentes estruturais do esqueleto humano.
• Osteologia
É o estudo dos ossos e de suas formações, bem como a formação total do esqueleto. O esqueleto é formado por ossos (ossa) e cartilagens (cartilagines).
Ossos são estruturas formadas por vários tecidos, no qual é predominante um tecido conjuntivo responsável pela fixação do osso, a Cartilagem.
A cartilagem é um tecido conjuntivo bem resistente e elástico, é composto por células e fibras postas em ordem, formando uma ligação celular firme e gelatinóide.
• Divisão do Esqueleto
O esqueleto é dividido em duas partes:
Esqueleto Axial (sleleton axiale), que compõe a parte mediana e forma o eixo do corpo. É composta pelos ossos da cabeça, do pescoço e do tronco (tórax e abdome).
Esqueleto Apendicular (skeleton appendiculare), que forma os membros superiores e inferiores.
A junção entre esses é feita por estruturas denominadas Cinturas ou Cíngulos. O que une os membros superiores ao tronco é conhecido como escapular torácica ou superior e pélvica ou inferior, une os membros inferiores ao tronco.
Funções do Esqueleto
1. Estrutura e suporte para as partes moles do corpo
2. Movimento do corpo e de suas partes
3. Protege órgãos vitais (sistema nervoso, pulmões, coração).
4. Armazena minerais e íons (cálcio e fósforo).
5. Hematopoese
6. Auto-reabsorção
7. Auto-remodelamento
O número aproximado de ossos que compõem o esqueleto humano é de 206, podendo variar por fatores etários, individuais e alguns critérios de contagem.
Classificação Óssea
a. Ossos Longos: Apresentam um comprimento razoavelmente maior do que a largura e a espessura. Ex: úmero, rádio, ulna, fêmur, tíbia, fíbula.
b. Ossos Curtos: Possuem equivalência das três dimensões (comprimento, largura e espessura). Ex: ossos do carpo, tarso e a patela.
c. Ossos Laminares ou Chatos ou Planos: O comprimento e a largura equivalem e predominam sobre a espessura. Ex: ossos do crânio (parietal, frontal, occipital) e outros, como a escápula.
d. Ossos irregulares: Apresentam morfologia complexa, sem formas geométricas conhecidas. Ex: alguns ossos do crânio (esfenóide, temporal, e o etmóide), as vértebras e o osso do quadril.
e. Ossos Sesamóides: Tipo de osso curto, encontrado principalmente nas mãos e nos pés, alojado no interior de tendões ou cápsulas articulares, varia de tamanho e número. Ex: patela
f. Ossos Pneumáticos: Apresentam cavidades, revestidas de mucosa e contem
...