PEDICULOSE
Resenha: PEDICULOSE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cilene33 • 22/10/2013 • Resenha • 238 Palavras (1 Páginas) • 508 Visualizações
QUAL A PREVENÇÃO
Inspecionar a cabeça diariamente à procura de piolhos e lêndeas e passar assiduamente o pente fino. Não se deve compartilhar objetos pessoais, tais como: travesseiro, pente, boné, lenço de cabeça, presilha, etc
Como o piolho pode viver até 2 dias fora da cabeça, é recomendável que se ferva as roupas das crianças, inclusive roupas de cama e banho.
A lavagem da cabeça e utilização de pente fino ajuda na retirada dos piolhos. As lêndeas devem ser retiradas uma a uma, já que os medicamentos muitas vezes não eliminam os ovos. Para facilitar a retirada das lêndeas, pode ser usada uma mistura de vinagre e água em partes iguais, embebendo os cabelos por meia hora antes de proceder a retirada.
Em crianças que freqüentemente aparecem com piolhos, recomenda-se manter os cabelos curtos e examinar a cabeça em busca de parasitas, usando o pente fino sempre que chegarem da escola que é, geralmente, o principal foco de infecção. As meninas de cabelos compridos devem ir à aula com os cabelos presos. A escola deve ser comunicada quando a criança apresentar a doença para que os outros pais verifiquem a cabeça de seus filhos, de modo que todos sejam tratados ao mesmo tempo, interrompendo assim o ciclo de recontaminação.
Complicações da pediculose
A intensa coceira no couro cabeludo pode ocasionar feridas que são portas abertas para infecções bacterianas, como impetigo, além do aparecimento de adenomegalias (aumento dos gânglios) cervicais.
...