PEDICULOSE
Seminário: PEDICULOSE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alelopes • 16/11/2013 • Seminário • 250 Palavras (1 Páginas) • 480 Visualizações
Piolho ou Pediculose é a infestação de qualquer parte do corpo por piolhos. A transmissão se dá por contato direto, contato sexual e objetos como pentes, chapéus e toalhas.
Três variedades distintas de piolhos são parasitas especificamente para os seres humanos, sendo dois deles, o Pediculus humanus capitis (o piolho da cabeça) e Pediculus humanus humanus (o piolho do corpo), estão intimamente relacionados com variantes da mesma espécie, apesar de seus hábitos diferentes. O terceiro é Phthirus púbis, o piolho púbico.
Sinais e Sintomas:
Intenso prurido (coceira) em todas as formas; pápulas vermelhas com base eritematosa (pediculose no corpo); adenopatia (íngua) e máculas de cor azul- acinzentada na virilha (pediculose pubiana).
Causas:
1) Pediculus humanus capitis: piolho da cabeça;
2) Pediculus humanus corporis: piolho do corpo;
3) Pthirus pubis: piolho do púbis, chato (é transmitido por contato sexual).
Diagnóstico diferencial:
Escabiose (sarna) e outras infestações por ácaros.
Tratamento:
Medicamentos:
Piolhos da cabeça, do púbis e do corpo: Deltametrina ou permetrina ou monossulfiram diluído em água. Aplicar uma única vez, deixando o produto agir 12 horas. Repetir após 7 dias. A diluição do medicamento com água deve ser orientada por seu médico.Ivermectina dose única. Não usar em crianças menores de 7 anos, nem em idosos.
Infestação dos cílios: Remoção manual dos piolhos e lêndeas ou aplicação de vaselina, 3 ou 4 vezes ao dia, durante 10 dias. Não usar pediculicidas nos cílios.
Prevenção:
Troca freqüente e lavagem das roupas;
Acompanhamento cuidadoso das crianças em escolas para evitar recorrência e disseminação dos piolhos;
Para evitar a reinfestação dos piolhos da cabeça, lavar pentes, escovas, chapéus, casacos, lençóis, fronhas.
...