POP Para Limpeza De Vidrarias
Monografias: POP Para Limpeza De Vidrarias. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: riziamaitre • 6/12/2014 • 445 Palavras (2 Páginas) • 3.403 Visualizações
POP Para Limpeza de Vidrarias
Objetivo
Este documento POP é destinado para padronizar os procedimentos para a limpeza de vidrarias, a fim de garantir a segurança, proteção entre os profissionais, de forma que o local de uso permaneça seguro e em ordem, além de produzir uma maior precisão dos resultados desejados dentro de um laboratório, onde depende de uma limpeza adequada da vidraria utilizada.
Qualquer vidraria utilizada neste laboratório deve estar livre de gordura, para isso o critério mais seguro de limpeza é a lavagem uniforme das superfícies com água destilada. A lavagem de vidrarias é muito importante para as praticas realizadas neste laboratório, pois impurezas podem comprometer os resultados de todo ensaio.
Documentos de Referência
1- AMARAL, M. P. H,; VILELA, M. A. P. Controle de Qualidade na Farmácia de Manipulação. 1 ed. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2002.
2- BACCAN, N. et all. Introdução à Semimicro-análise Qualitativa. 6 ed. Campinas: Editora UNICAMP, 1995.
3- HARRIS, Daniel C. Análise Química Quantitativa. 6 ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2005.
Local de Aplicação
A limpeza de vidrarias é restringida neste laboratório, que é executada por profissionais habilitados a atuarem na área de laboratório. A correta condução deste POP permitirá um melhor aproveitamento e segurança.
Siglas
EPI – Equipamento de Proteção Individual
Descrição das Etapas
Para realizar os procedimentos de limpeza, é obrigatório o uso de EPI’s conforme a necessidade, sendo imprescindível o uso de luvas para limpeza das vidrarias.
Etapas:
*Calçar luvas apropriadas antes de iniciar o procedimento de limpeza de vidrarias.
*Rinsar todo o resíduo do recipiente, usando água morna ou água purificada (água destilada ou água purificada por osmose reversa).
*Pré-lavar cada item manualmente, utilizando um detergente apropriado (ex. detergente neutro), não é permitido usar ácidos onde entrem em contato com recipientes recém-lavados antes de enxaguá-los muito bem e se certificar que o sabão foi completamente removido, pois
*Inspecionar os itens lavados visualmente, assegurado que todo resíduo tenha sido removido.
*Rinsar os itens com água purificada. Para a secagem rápida, complementar a rinsagem com solução de álcool etílico 77% v/v.
*Caso seja apropriado, colocar os itens na posição invertida, em estufa de secagem sob temperatura máxima de 40°C.
*Após a secagem, guardar os materiais em local apropriado até o momento da utilização em procedimentos de manipulação.
Local e Responsável Pela Guarda deste POP
Este documento impresso deve ser guardado em um arquivo do laboratório onde todos tenham acesso para eventuais consultas. O responsável por este
...