Parasito
Dissertações: Parasito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThamiresANItalo • 11/11/2014 • 1.243 Palavras (5 Páginas) • 1.252 Visualizações
Estudos de Casos - Parasitologia
Caso 1. Giardíase
Após visita de uma semana de duração a uma cidade no interior de Minas Gerais, os pais de uma criança de 3 anos de idade procura o pronto-socorro dizendo que seu filho esta queixando-se de paroxismos de esteatorréia e dor abdominal em cólica, acompanhadas de náuseas e eructação. Vem utilizando antidiarréícos e antieméticos desde que os sintomas surgiram, há um mês, porém os sintomas vêm piorando nos últimos dias. O paciente também apresentou perda de peso. Não há presença de catarro, pus ou sangue nas fezes, Temperatura corporal: 36,5°C.
a. Qual(is) sua(s) suspeita(s) diagnóstica(s)? Por quê?
R- Ele estar com suspeita de giardiase; Esse parasita em geral e assintomatico, mas tambem pode estar relacionado com quadros clinicos de diarreia aguda ou com formas cronicas de diarreia e na absorção intestinal.
b. Tendo em vista que no Exame Parasitologico de Fezes (MIF=3 amostras diferentes de material fecal), o resultado foi negativo, cite um motivo pelo qual isso pode ter ocorrido?
R- Porque na fase aguda a eliminação de cisto e menor e o resultado pode ser falso.
c. Quais as formas evolutivas que possívelmente foram contradas nos exames de fezes?
R- As formas encontradas são trofozoitose cisto.
d. Qual(is) outro(s) exame(s) complementar(es) poderia(iam) ser(em) feito(s)?
R- Pode-se fazertambém um exame que aspira conteudo duodenal, por meio de uma sonda, onde se encontra formas vegetativas.
e. Descreva o ciclo evolutivo dessa parasitose.
R- A infecção ocorre pela ingestão do cisto em agua ou alimentos contaminados. No intestino delagado, os trofozoidos sofrem divisão binaria e chegam a luz do intestino, onde ficam aderidos á mucosa intestinal por mecanismo de sucção. A formação do cisto ocorre quando o parasita tansita o cólon, e neste estagio os cistos são encontados nas fezes ( forma infectante). No ambiente podem sobreviver meses na agua fria através de sua espessa camada.
f. Quais sintomas relatados pelos pais da criança, que são indicativos dessa doenças?
R- Os sintomas relacinados são Dor abdominal, náuseas ele estar utilizando antidiarréicos sinal que ele apresenta diareia e esse e um dos principais sintomas dessa doença.
g. Quais são os fatores de riscos que poderia existir na região onde a criança esteve na viagem, e que possivelmente foram importantes para a aquisição da doença pela criança?
R- Os possiveis fatores possivelmente falta de saneamento basico agua sem tratamento para consumo, lagos e lagoas contaminadas e alimentos mal preparados e contaminados.
h. Qual o tratamento indicado para esse paciente?
R- Os principais medicamentos utilizados no tratamento da infecção são os derivados dos nitromizois, dos nitrofuranos e dos corante de acridina. Dentre os nitroimidazóis, o tinidazol, o ornidazol e o secnidazol.
i. Quais são as medidas de controle que o enfermeiro poderá ser repassado para os pais da criança, para que ela não se reinfecta?
R- As medidas são dar água filtrada, evitar que ela brinque em rios e lagoas ter um bom tratamento sanitário lavar e cozinhar os alimento e lavar sempre as mãos depois que evacuar.
Caso 2. Tricomoníase
Uma executiva de 29 anos apresenta corrimento vaginal amarelo-esverdeado, fétido, além de dispareunia e disúria. Ao exame ginecológico, a mucosa vaginal encontra-se inflamada e um corrimento foi observado.
a. Qual (is) o(s) possível(is) diagnóstico(s)? Por quê?
b.1. Como confirmar sua suspeita, ou seja, qual seriam os exames necessários para a confirmação dessa parasitose?
b.2. Quais materiais biológicos são usados para encontro do parasito nos exames parasitológicos
c. Faça uma lista de sintomas que o paciente apresenta e explique porque está ocorrendo cada um.
d. Faça uma lista dos sintomas específicos dessa protozoose em pacientes homens e em mulheres
e. Qual (is) foi(ram) as possível(is) forma(s) de infecção dessa mulher?
f. Descreve o ciclo biológico (reprodução) desse parasito?
g. Quais são as formas evolutivas desse patógeno?
h. Como deverá ser o tratamento completo dessa paciente?
i. Quais são as pessoas de risco para aquisão dessa doença?
j. Essa doença é conhecida como Doença Sexualmente Transmitida (DST), portanto, ela é de distribuição mundial. Com base nesse fato, explique como é a epidemiologia dessa DST.
l. Indique três medidas higiênicas preventivas para auxiliar na recuperação do paciente.
Caso 3. Balantidíase
A balantidíase é uma doença causada por um protozoário comum em porco, e que atualmente muitos casos humano desse patógeno tem sido diagnosticados. Com base nessa informação responda o que se pede:
a. Nome do protozoário causador dessa doença.
R- Balantidium coli.
b. Cite o local onde habita esse patógeno no homem.
R- Nas regiões cecal e sigmoidica do intestino grosso e desloca-se graças ao movimentos de cilios.
c. Quais são as formas biologicas desse protozoário no homem?
R- Tem forma oval.
d. Descreva o ciclo biologico desse protozoário.
R- O hospedeiro natural e o porco, sendo o homem um hospedeiro acidental. Esse germe te forma oval, vive especialmente nas regiões cecal e sigmoide do intestino grosso e desloca-se graças ao movimento de cilios. A forma sistica estar presente nas fezes humanas, mas pode ser encontrada na evacuação de porcos parasitados. A balantidíase ocorre
...