TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Penetração De Substâncias Ativas Na Pele

Artigos Científicos: Penetração De Substâncias Ativas Na Pele. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 4

Definição:

Cosmético era o nome dado às substâncias naturais destinadas a suavizar o cabelo e dar-lhe brilho. Após a 1ª Guerra Mundial, o domínio dos produtos de beleza aumentou e o nome cosmético tomou sentido mais amplo, designando toda substância de origem animal, vegetal e mineral, utilizados para embelezar a pele e seus anexos.

COSMÉTICOS:

São produtos que servem para higienização, manutenção, proteção e decoração da pele e dos cabelos, que se apresentam livres de patologias. São formulações de aplicação local, baseados em conceitos científicos, destinados à manutenção e ao melhoramento da pele humana e dos seus anexos, sem interferência nas funções vitais, sem irritar, sensibilizar ou provocar fenômenos secundários indesejáveis. O conceito de cosmético como produto de tratamento de beleza é compreendido de uma forma cada vez mais abrangente, onde se procura aliar propriedades verdadeiramente terapêuticas nesses produtos, através do uso de ativos cada vez mais eficazes, resultando na moderna cosmecêutica, a cosmética terapêutica.

Devemos ter sempre em mente o conceito de que “beleza vem de dentro para fora” e que um produto cosmético só vai ser efetivamente um produto de beleza em um organismo saudável e equilibrado

PERMEABILIDADE SELETIVA: estrutura cutânea e barreira epidérmica

A pele é uma barreira fechada para a maioria das substâncias e aberta para outras. A barreira epidérmica se constitui de três estruturas:

a) Emulsão epicutânea ou manto hidrolipídico: emulsão de natureza físico-química, que em profundidade está apoiada sobre a camada córnea de células descamativas, e em direção à superfície está coberta pela bainha de vapor (camada gasosa). Componentes: ácido lático, ácidos graxos, triglicerídeos, colesterol, esteroides, fosfolipídios, NMF (aminoácidos, PCANa, lactatos, ureia, ácido úrico, creatinina, glucosamina, minerais, citratos, açúcares).

camada gasosa: envolve a pele como uma “atmosfera”, dando-lhe um microclima cálido e úmido, com maior tensão de anidrido carbônico proveniente do metabolismo celular da pele. O calor provem da irradiação de raios infra-vermelhos desde o corpo até o meio ambiente e a umidade da evaporação do suor da perspiração insensível, e da captação da umidade ambiente (propriedade higroscópica).

b) Estrato córneo: suas células queratinizadas, estratificadas formam uma barreira impedindo a entrada de substâncias e retardando a evaporação de fluídos do corpo.

c) Estrato lúcido: barreira eletrofisiológica de Blank (barreira aquosa) e na base deste estrato identifica-se uma região de células provenientes do estrato espinhoso ricas em colesterol, lipoproteínas e ácidos graxos essenciais (queratohialina – precursora da queratina).

FATORES QUE INFLUENCIAM NA PENETRAÇÃO DE UM COSMÉTICO

A penetração de um cosmético dependerá de três fatores:

1. da impermeabilidade da camada córnea e do estado do manto hidrolipídico.

2. das características próprias dos princípios ativos e dos veículos ou excipientes dos produtos cosméticos.

3. das manobras ou procedimentos destinados a aumentar sua penetração.

GRAUS DE PENETRAÇÃO CUTÂNEA (CONTATO, PENETRAÇÃO, ABSORÇÃO).

1. CONTATO

As substâncias tópicas ou cosméticas aplicados sobre a pele se estendem sobre a camada córnea sem atravessá-la. Quando se colocam lípides ou água com agentes tensoativos em contato prolongado com a superfície cutânea, produz-se um mínimo de penetração até um terço da espessura da camada córnea: este fenômeno chama-se imbibição.

2. PENETRAÇÃO

Alguns dos componentes do cosmético ultrapassa os estratos de células mortas para chegar ao de células vivas. Teoricamente a penetração pode ser:

Superficial ou epidérmica: o cosmético chega até a camada espinhosa ou basal da epiderme.

Profunda ou dérmica: atravessa a membrana basal e chega às estruturas vasculares da derme.

3. ABSORÇÃO

Os princípios ativos e fármacos penetram na circulação sanguínea e linfática, se difundem por todo o organismo podendo haver reações gerais extra-cutâneas

DIFENÇAS ENTRE: PENETRAÇÃO/PERMEAÇÃO/ABSORÇÃO CUTÂNEA/ABSORÇÃO TRANSCUTÂNEA.

PENETRAÇÃO E ABSORÇÃO CUTÂNEA: usados para produtos que possuem ação tópica, como formulações cosméticas e dermatológicas.

PERMEAÇÃO CUTÂNEA E ABSORÇÃO TRANSCUTÂNEA: usados para produtos de ação sistêmica, isto é, transdérmicos. (ex: adesivos TTS)

VIA DE PENETRAÇÃO DOS COSMÉTICOS

1. TRANSEPIDÉRMICA: atravessa a camada córnea. Ocorre de duas maneiras:

1.1. INTRACELULAR: atravessando o interior das células (corneócitos) por difusão passiva.

1.2. INTERCELULAR: passando através do cimento intercelular que separa os corneócitos.

2. TRANSAPENDICULAR ou transanexial: evita a camada córnea utilizando os anexos da pele.

2.1. TRANFOLICULAR: penetra pelos folículos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com