Permeabilidade Celular Osmose
Monografias: Permeabilidade Celular Osmose. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayanaizel • 5/5/2013 • 259 Palavras (2 Páginas) • 1.242 Visualizações
INTRODUÇÃO
Sabe-se que o plasmalema, ou seja, a membrana plasmática, é responsável pelo controle de entrada e saída das substancias, constituída por lipídeos e proteínas (lipoproteica). A membrana pode ser: permeável, semipermeável e impermeável.
A permeabilidade celular é o processo que controla a entrada e saída de substancia na célula, necessárias a realização de seus fenômenos vitais. Estas trocas sempre se realizam entre:
Soluções (soluto + solvente);
Gradiente de concentração (diferença de concentração);
Concentração (quantidade de soluto existente numa quantidade fixa de uma solução).
Conceitos de tonicidade são ditos por:
Hipertônico - mais concentrado - perde para o meio extracelular (cél. murcha);
Hipotônico - menos concentrado – ganha o intra (estoura/ incha a cél.);
Isotônico- mesma concentração – não ganha nem perde (sem troca)
Existem dois tipos de transporte de membrana: ativo e o passivo.
No ativo, que ocorre contra o gradiente e há gasto de energia (do meio menos concentrado para o menos concentrado), temos a Bomba de Na+ e K+ que joga continuamente Na+ para o meio extracelular, onde ele se encontra em alta concentração. O K+ é jogado para o meio intracelular onde ele se encontra em anta concentração.
No passivo, no qual não há gasto de energia, pois é a favor do gradiente, existem 3 tipos:
Difusão simples: é o transporte de soluto entre as camadas de lipídeos, passando do meio mais concentrado para o de menos para haver equilíbrio. Membrana semipermeável ou permeável. (Força de controle; equilíbrio)
Difusão facilitada: é o transporte de soluto pela proteína. Mais rápida que a difusão simples, sendo que a substancia passa por uma membrana e combina-se com uma molécula transportadora ou permease.
...