Problemas com o álcool
Projeto de pesquisa: Problemas com o álcool. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: inessilva1994 • 15/12/2013 • Projeto de pesquisa • 1.687 Palavras (7 Páginas) • 483 Visualizações
alcoolismo
Índice
Introdução 1
Desenvolvimento 2
O alcoolismo 2
Problemas associados ao álcool 2
Conceitos básicos sobre bebidas alcoólicas, consumo nocivo e dependência 3
Tipos de embriaguez 4
As dificuldades no tratamento do utente alcoólico 4
A reabilitação e redes de suporte 5
Bibliografia 6
Introdução
Alcoolismo é o conjunto de problemas causado pelo uso abusivo da substância chamada álcool. Alcoólatra é o dependente do álcool, uma pessoa que ingere excessivamente e regularmente bebidas alcoólicas, causando assim problemas na vida pessoal, familiar, e profissional da vítima.
O alcoolismo, além de ser altamente prejudicial a órgãos como o fígado, e, em casos mais graves, ao cérebro, causa também: embriaguez, perdas restritas de memória, demência, alucinação e delírios, além de distúrbios sexuais, de sono, ansiedade e humor.
Desenvolvimento
O alcoolismo
O alcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado de álcool, ou seja, é o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas.
Existem várias variantes do alcoolismo: dependência, a abstinência, o abuso e a intoxicação por álcool (embriaguez).
Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precisão, é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais do que um.
Problemas associados ao álcool
Existem diversos problemas causados pelas bebidas alcoólicas, atingindo diferentes grupos e estendendo-se aos mais variados campos e setores.
• Problemas ligados ao álcool, no indivíduo
Efeitos de episódicos agudos de um forte consumo de álcool; consequências de um consumo excessivo e prolongado de álcool; efeitos de um consumo de álcool em determinadas circunstâncias (ex.: gravidez, aleitamento e menoridade).
• Problemas ligados ao álcool, na Família do bebedor
Perturbação da Família e do Lar do Alcoólico; a descendência do alcoólico – crianças «filhas de
alcoólicos» e suas perturbações.
• Problemas ligados ao álcool, no Trabalho
Diminuição de rendimento laboral; aumento do absentismo e acidentabilidade; reformas prematuras.
• Problemas ligados ao álcool, na Comunidade
Perturbações nas relações sociais e da ordem pública; delitos, actos violentos, criminalidade; desemprego, vagabundagem; degradação da saúde e do nível de vida e bem-estar da comunidade; acidentes de viação.
Num indivíduo o álcool pode afetar:
- Sistema nervoso: Refere-se à perda da memória temporária, especificamente causada pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, afetando 30% a 40% das pessoas no fim da adolescência e idosos. Esta amnésia alcoólica é causada por um dano que o álcool faz no sistema nervoso centra, impedindo que a pessoa se recorde de factos ocorridos durante o período de embriaguez.
Entre 5 e 15% dos alcoólatras apresentam neuropatia periférica. Este problema consiste num permanente estado de hipersensibilidade, dormência, formigamento nas mãos, pés ou ambos.
- Sistema gastrintestinal: A ingestão de álcool em grande quantidade pode levar a inflamação no esôfago e estômago, o que pode levar a sangramentos além de, enjoo, vômitos e perda de peso. Pancreatites agudas e crônicas são comuns nos alcoólatras constituindo-se uma emergência à parte. A cirrose hepática é um dos problemas mais falados dos alcoólatras; é um problema irreversível e incompatível com a vida, levando o alcoólatra lentamente à morte.
- Cancro: Os alcoólatras estão 10 vezes mais sujeitos a qualquer forma de cancro que a população em geral.
- Sistema cardiovascular: Doses elevadas por muito tempo provocam lesões no coração provocando arritmias e outros problemas como derrames consequentes. É relativamente comum a ocorrência de um acidente vascular cerebral após a ingestão de grande quantidade de bebida.
- Hormonas sexuais: O metabolismo do álcool afeta o balanço das hormonas reprodutivas no homem e na mulher. No homem o álcool contribui para lesões dos testículos o que prejudica a produção de testosterona e a síntese de esperma. Uma quantidade elevada de álcool contribui para a feminização dos homens, como o surgimento de ginecomastia (presença de mamas no homem).
- Ocitocina: Esta hormona é responsável pelas contrações do útero no parto. O álcool tanto pode inibir um parto prematuro como atrapalhar um parto a termo
Conceitos básicos sobre bebidas alcoólicas consumo nocivo e dependência
O álcool é produzido pela fermentação de açúcares contidos em frutas, grãos e em caules (como na cana-de-açúcar). As bebidas alcoólicas são classificadas em: fermentadas, destiladas e compostas.
Consumo nocivo e dependência
A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica os consumos de álcool em:
• Consumo
...