Processo de esterilização
Tese: Processo de esterilização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ORODONTO • 12/12/2014 • Tese • 483 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
Os microrganismos utilizados são de acordo com o processo de esterilização avaliado :
- autoclave a vapor
- calor seco
- autoclave a óxido de etileno
- plasma de peróxido de hidrogênio
- radiação gama
Após o processamento dos indicadores, eles devem ser incubados para se verificar se as cepas ainda são viáveis. As condições de incubação e o meio em que os indicadores devem ser incubados devem ser fornecidas pelo fabricante das preparações. O indicador que fora processado é incubado nas mesmas condições e juntamente com um outro que não tenha passado pelo processo de esterilização a fim de se verificar a viabilidade das cepas e as condições adequadas de incubação que favoreçam o crescimento bacteriano.
A realização de testes biológicos deve ser, no mínimo, semanalmente e após cada manutenção ou suspeita de mau funcionamento.
No processo de esterilização a óxido de etileno o teste deve ser realizado em cada ciclo de esterilização devido a complexidade do processo e a maior probabilidade de falhas.
.
O monitoramento para controle da qualidade de esterilização é feito para garantir a eficiência dos processos de esterilização. O monitoramento deve avaliar e controlar todas as fazes da esterilização com a finalidade de detectar possíveis falhas e onde elas ocorrem.
A esterilização feita na autoclave é um dos processos que permitem melhor monitoramento.Ele pode ser comprovado por meio físico, Químico e Biológico.
O monitoramento físico é feito através da observação do painel do equipamento com o intuito de verificar se a autoclave atinge os parâmetros físicos de tempo/ temperatura e pressão de acordo com o equipamento.
O monitoramento químico é realizado utilizando indicadores químicos. São fitas de papel impregnadas com uma tinta termo crônica que muda de cor quando exposta á temperatura elevada por um determinado tempo.Elas podem indicar a exposição ou não ao calor ou ainda indicar a ação de diferentes componentes como o tempo, temperatura ou vapor. Indicam matérias processados e os diferenciam dos não processados (indicadores externos).Devem ser utilizados nas partes externas de todos os pacotes.
O indicador biológico é o mais confiável dentre todos, pois é feita com micro-organismo tecnicamente preparados e deve ser feito em todas as cargas implantáveis e em toda semana.Hoje os mais utilizados , são os auto-contidos
...