Produção De Biomassa De Adubos Verdes No Assentamento Paiolzinho, Corumbá, MS
Artigos Científicos: Produção De Biomassa De Adubos Verdes No Assentamento Paiolzinho, Corumbá, MS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francielle • 5/10/2012 • 1.807 Palavras (8 Páginas) • 1.230 Visualizações
Produção de biomassa de adubos verdes no assentamento Paiolzinho, Corumbá, MS
Green manure biomass production in the Paiolzinho land reform settlement, Corumbá, MS
DURAN, Francielle da Silva. UFMS, francielle_duran@hotmail.com; FEIDEN, Alberto. Embrapa Pantanal, feiden@cpap.embrapa.br; XAVIER, Marcelo da Silva. Embrapa Pantanal, marcelo@cpap.embrapa.br; BISPO, Wagner Almeida. UFMS, djwagnerms@hotmail.com; BORSATO, Aurélio Vinicius. Embrapa Pantanal, borsato@cpap.embrapa.br; RODRIGUES, Anne Karoline Costa. UFMS/Embrapa Pantanal, anninha-11@hotmail.com.
Resumo
O experimento foi conduzido no assentamento Paiolzinho, em Corumbá, MS, com o objetivo de avaliar a produção de biomassa de espécies de adubos verdes. Foram 8 tratamentos constando de 5 espécies de adubos verdes, com mucuna-anã em dois espaçamentos, um coquetel com as 5 variedades e pousio como testemunha, tendo 5 repetições, num delineamento experimental inteiramente casualizado. Foram medidos a altura das plantas, a matéria seca da biomassa dos adubos verdes e das plantas espontâneas. O experimento foi instalado em consórcio com mandioca, sendo o plantio dos adubos verdes feito 60 dias após o plantio da mandioca, no final do verão e desenvolvendo-se no outono. Os resultados mostram que a maior produção de biomassa e altura foram obtidas pelo coquetel de adubos verdes.
Palavras-chave: agricultura familiar, agroecologia, agroecossistemas, transição agroecológica.
Abstract
The study was performed in the Land Reform Settlement Paiolzinho Corumbá-MS, with the objective of evaluating the biomass yield of the 5 species of green manures, dwarf velvet bean in two spacing, a cocktail mixing the 5 species and the testimony without green manure plants, resulting 8 treatments, with 5 repetitions, in a completely randomized design. The plants height, green manure plants dry biomass and dry biomass of spontaneous plants were evaluated. The experiment was installed in consortium with cassava, and the green manure was sowed between the cassava rows 60 days after the planting of the cassava at the end of summer, and has developed in autumn period. The results show that the largest biomass production and plant height were obtained from the green manure cocktail.
Keywords: family farming, agroecology, agroecossystems, agroecologycal transition.
Introdução
A adubação verde é a prática da utilização de espécies de plantas que promovem o condicionamento físico-químico e biológico do solo, a proteção contra erosão, aumento da capacidade de infiltração e retenção de água, a recuperação da estrutura, a adição de matéria orgânica, o aumento da diversificação de microrganismos, a reciclagem e mobilização de nutrientes em camadas mais profundas do solo, dentre outras (PINTO; CRESTANA, 1998).
A utilização das leguminosas é fundamental devido a sua alta capacidade de produção de biomassa (matéria seca) por área cultivada e fixação de nitrogênio no solo. Dentre as espécies mais utilizadas como adubos verdes, destacam-se: a Crotalaria juncea, consagrada por sua grande produção de massa verde em pouco tempo; a Crotalaria spectabilis, pela capacidade de controle de nematóides; o feijão-guandu-anão, pelo menor custo na aquisição de sementes; a mucuna-cinza e a mucuna-preta, leguminosas que crescem em forma de trepadeira, e que muitas vezes não são recomendadas devido ao potencial de infestação causado por suas sementes duras; o feijão-de-porco, que controla bem as plantas espontâneas; mucuna-anã, espécie de fácil manejo e média produção de biomassa; o nabo-forrageiro, indicado para ser cultivado no período de inverno, com semeadura no final de março; o girassol, que por não ser leguminosa não fixa nitrogênio, apenas recicla os nutrientes do solo, sendo uma alternativa viável para solos de boa fertilidade e sem compactação. O coquetel ou composto de adubos verdes, que é a técnica de misturar sementes de espécies de hábitos diferentes, promovendo a biodiversidade funcional (DONIZETE, 2009).
A mandioca é uma cultura de desenvolvimento inicial lento e de ciclo longo, cujo consórcio com leguminosas de desenvolvimento rápido, que promovam boa cobertura do solo, constitui-se numa prática promissora para fins de supressão de plantas espontâneas (CHAFFRATH; MILLER, 2000).
Os solos do assentamento Paiolzinho, assim como o da região da Borda Oeste do Pantanal, por serem formados a partir de material de origem relativamente ricos em bases trocáveis, possuem elevada fertilidade natural. Embora a fertilidade química não apresente limitação ao uso agrícola dos solos locais, a deficiência hídrica, bastante pronunciada na região, aliadas as características inerentes dos solos como, pouca profundidade efetiva, drenagem imperfeita, permeabilidade lenta, argilas de atividade alta que provocam impermeabilização do solo no período das águas e rachaduras no período seco e afloramento de rochas, constituem severas limitações ao aproveitamento intensivo dos solos (CARDOSO et al., 2002).
O objetivo do trabalho foi avaliar a produção de biomassa e o desenvolvimento de algumas espécies de adubos verdes de verão no assentamento Paiolzinho, Corumbá, MS, como alternativa de outono inverno, já que as temperaturas locais inviabilizam a utilização das espécies recomendadas para o inverno na região sul.
Metodologia
O experimento foi instalado no Lote São Marcos do assentamento Paiolzinho, no município de Corumbá-MS, em uma transição de Chernossolos para Vertisolos. O trabalho foi realizado no período de verão/outono, sendo a mandioca plantada no início de 2010, e o plantio das leguminosas e 60 dias após o plantio da tuberosa, logo após uma capina nas entrelinhas. A coleta das amostras dos adubos verdes ocorreu em junho do mesmo ano.
O experimento constou de parcelões onde a mandioca foi plantada em quatro linhas de 50 metros de comprimento espaçadas entre si por 1,30 m, onde nas entrelinhas da mandioca foram plantadas duas linhas de adubos verdes, com exceção de um tratamento de mucuna anã que constou de três linhas por entrelinha da mandioca, e da testemunha onde as entrelinhas ficaram em pousio. Cada parcelão constou de 4 linhas de mandioca com três entrelinhas onde foram plantadas as leguminosas. Dentro dos parcelões foram definidas aleatoriamente as unidades experimentais com dimensão de 4x4 m, onde foram realizadas as amostragens. Foi utilizado o delineamento experimental
...