Produção De Raios
Trabalho Universitário: Produção De Raios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mariana2402 • 3/6/2014 • 451 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
Produção dos raios-x na ampola
A ampola de raios-x é uma estrutura isolada no seu interior do meio externo. É o aquecimento do filamento por uma corrente elétrica que libera elétrons ,esses são acelerados pelo campo elétrico que é gerado pela aplicação da diferença de potencial entre anodo e catodo, os elétrons geram um fóton usando energia cinética adquirida no campo elétrico ao se chocar com o anodo.
Atenuação
Atenuação é a interação do feixe com a estrutura e estará relacionado com o poder de penetração do kvp e pela densidade e espessura da estrutura ao ser radiografada. Atenuação está relacionada com a ‘’dureza’’ dos raios-x, com a capacidade de atravessar os tecidos. Quando o número atômico de um material for alto, mas dificuldade um fóton tem de ultrapassá-la, então podemos falar que ele tem alto poder de atenuação, (mas facilidade os fótons serão absorvido). Mas se seu número atômico for baixo haverá mas facilidade de um fóton ultrapassa-lo ,então podemos dizer que ele tem baixo poder de atenuação (menos fótons serão absorvido).
A transmissão da radiação pelo tecido ocorre em função da energia da radiação e densidade do tecido. Quanto menor o valor do kW ,maior a dose de radiação absorvida pelo paciente.
Efeito fotoelétrico
O efeito fotoelétrico ocorre quando o fóton de raios-x transfere toda a sua energia ao elétron, que, escapa do átomo. A maior parte da energia do fóton é utilizada para superar a energia de ligação do elétron ,e o excesso é transformado em energia cinética do elétron .
Os raios-x perdem energia pelo processo do efeito fotoelétrico. Nesse efeito, toda a energia do fóton é cedida ao elétron.
Efeito Compton
O efeito Compton ou radiação Compton é o principal responsável por quase toda radiação espalhada encontrada em radiodiagnóstico.
Um fóton de incidente com uma energia relativamente alta atinge um elétron livre da ultima camada, ejetando-o de sua órbita. O fóton é defletido pelo elétron, desviando-se de sua trajetória original e transformando-se em radiação espalhada. O fóton incidente sempre retém parte de sua energia original. Essa reação produz um par de íons, ou seja, um átomo positivo e elétron negativo.
No núcleo, elétron ejetado e elétron com o fóton incidente e radiação espalhada formam o efeito Compton.
Espalhamento coerente
São as interações em que a radiação é submetida a uma variação de direção sem perder energia, ou seja, o comprimento de onda permanece constante.
Fótons e átomos
Fótons são produzidos por átomos ,quando um elétron de velocidade move-se de uma órbita para outra órbita, com menos ou mais energia negativa, fótons também podem ser emitido por núcleo instável quando este deixa por algum tipo de caimento nuclear fótons são produzidos sempre que partículas carregadas são acelerada.
...