Análise do texto “Dá pra guardar a energia dos raios?
Seminário: Análise do texto “Dá pra guardar a energia dos raios?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabellehaluen • 29/7/2013 • Seminário • 500 Palavras (2 Páginas) • 568 Visualizações
Análise do texto: “Dá pra guardar a energia dos raios? E mais joelhos de pinguins, baleia de peixe, sacam de cartão e frequências de rádio”.
• Quanto ao universo da referência – Aborda uma questão do mundo real, pois são dúvidas do cotidiano de cada leitor. Portanto, não se trata de questões fictícias e sim dúvidas reais de pessoas reais.
• Quanto à unidade temática – Percebe-se que a unidade temática trata-se de dúvidas que os leitores enviam para a revista. Isto pode ser percebido pela seção da revista que o texto está inserido. Por isso, essa seção denomina-se oráculo, pois antigamente na mitologia grega o oráculo era responsável de responder as dúvidas do povo.
• Quanto à progressão do tema – Na perspectiva de que o oráculo era o tira dúvidas daquela época, faz todo o sentido o nome da seção ser oráculo e o texto ser constituído de perguntas que os leitores enviam por- email para que o oráculo possa sanar suas dúvidas em questão.
• Quanto ao propósito comunicativo – É de esclarecimento de dúvidas dos leitores, havendo uma interação entre o “oráculo” (a pessoa que responde as dúvidas dos leitores na seção da revista), exemplo dessa interação e esclarecimento é o próprio titulo de texto, “Dá pra guardar a energia dos raios? E mais joelhos de pinguins, baleia de peixe, sacam de cartão e frequências de rádio”.
• Quanto ao esquema de composição do texto, conforme seus tipos e gêneros – Quanto ao tipo predominam as características de um texto informativo e expositivo. Informativo porque esclarece as dúvidas dos leitores e expositiva porque os leitores expõem suas dúvidas através da revista. O gênero em questão pode-se chamar Oráculo, porque se tratam dúvidas que pessoas têm e alguém, assim como o Oráculo da Grécia Antiga, trata de sanar essas dúvidas em questão. O suporte usado para utilização desse gênero Oráculo, foi um dos suportes que é usado pelo gênero reportagem, que foi a revista ( no caso a Revista Superinteressante).
• Quanto à relevância informativa – a reportagem informa e responde através do responsável da seção da revista, “oráculo”, com respostas convincentes e/ou científicas.
• Quanto às relações com outros textos – Estas dúvidas expostas por alguns leitores nesta reportagem podem ter surgida de outras reportagens ou textos, provocando assim dúvidas a esses leitores. Portanto dar-se aí a relação com outros testos.
Universidade Federal do Acre – UFAC
Centro de Educação, Letras e Artes – CELA
Curso de Licenciatura plena em Letras – Português
Discente: Irma Isabelle de Meneses Haluen
Josevânia Mota da Silva
Mara Cláudia Pereira de Melo
Priscila de Oliveira Amorim
Docente: Shelton Lima
...