Protozoário
Casos: Protozoário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PierreRodrigues • 19/3/2015 • 476 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Professorando: Pierre Rodrigues Lemes
PROTOZOÁRIOS
Protozoários são seres unicelulares, constituídos por uma única célula. São autótrofos, heterotróficos ou ambos. Geralmente móveis e amplamente diversos.
De acordo com Ruppert (1996): “A maioria dos protistas habita tanto o mar como a água doce, mas há muitas espécies parasitas, comensais e mutualistas.”
Os parasitas são organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido como parasitismo. Existe dois tipos de parasitas: os ectoparasitas que ataca a parte exterior do corpo do hospedeiro e os endoparasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro.
Neste resumo, irá conter a descrição dos 3 principais Filos do Sub-Reino Protozoa (Sarcomastigophora, Apicomplexa e Ciliophora), estes são os mais representativos. Aqui serão chamados de protozoários ameboides, flagelados, ciliados e produtores de esporos.
Protozoários ameboides – amebas: Os protozoários desse grupo locomove-se através de pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos e membranosos produzidos a partir da movimentação do citoesqueleto. Estes protozoários ameboides (rizópodos) utilizam os pseudópodes tanto para locomoção quanto para a captura de alimento, estes vivem especialmente em água doce, mas também podem ser encontrados em água salgada e filme d’água. Possuem vacúolo contrátil, para eliminar o excesso de água da célula. São de vida livre ou parasitas. Reproduzem por fissão binária. Neste grupo, é comum também encontrar espécies chamadas de foraminídeos que produzem uma carapaça calcária rígida para proteção. Sua digestão é intracelular em vacúolos alimentares, são assimétricos ou apresentam simetria radial, são ainda, pigmentados (autótrofos fotossintetizantes) ou incolores (heterótrofos fagocitários).
Os protozoários flagelados: são predominantemente de água doce e de vida livre, exibe a maior diversidade em relação ao modo de nutrição, podendo ser autótrofos (que são aqueles que contém clorofila e outros pigmentos fotossintetizantes que permitem a síntese de seu alimento) ou heterótrofos (estes são incolores, desprovidos de qualquer pigmento e dependem da absorção de nutrientes dissolvidos na água em que vivem). Estes se locomovem por meio de flagelos, possui dois tipos de reprodução, assexuada (por bipartição e esquizonia) e sexuada (por conjunção).
Protozoários ciliados e produtores de esporos: são protozoários heterotróficos, sem estruturas de locomoção, em geral assimétricos. Muitos destes são parasitas e produzem esporos como estruturas reprodutivas, sendo estas as formas infectantes. Sua reprodução é assexuada (por esquizogonia) e sexuada (por gamogamia – união de isogametas). Estes são organismos parasitas intracelulares ou dos tecidos de seus hospedeiros.
Os protozoários são importantes componentes dos ecossistemas, bem como fundamentais para a pesquisa, funcionando como modelos para estudos de biologia celular, como indicadores ambientais e, mais recentemente, como fonte de produtos naturais para diversos fins. Apesar de possuir um tamanho diminuto, hoje
...