Protozoários
Projeto de pesquisa: Protozoários. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 08282940 • 11/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.891 Palavras (8 Páginas) • 442 Visualizações
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
LICENCIATURA EM BIOLOGIA EAD
JOSÉ RODRIGUES
RA: 1133733
PROTOZOÁRIOS
Orientador: Profº DANILO ARQUEU RUFO
GRADUAÇÃO DO CURSO DE
LICENCIATUTA EM BIOLOGIA
EAD
CAMPINAS
2014
JOSÉ RODRIGUES
RA: 1133733
PROTOZOÁRIOS
GRADUAÇÃO DO CURSO DE
LICENCIATUTA EM BIOLOGIA
EAD
CAMPINAS
2014
Protozoários
Protozoários são organismos unicelulares Eucariontes, unicelulares, microscópicos; solitários (isolados) ou coloniais; livre-natantes (flagelos, cílios ou pseudópodos) ou sésseis (fixos); ocorrem em todos no ambiente marinho, de água doce e em solo úmido. Os protozoários (grego protos = primeiro; grego zoon = animal) formam um grupo numeroso, com uma grande variedade de formas, adaptadas aos mais diferentes tipos de vida.
As células dos protozoários são chamadas de “células-organismo”, pois são capazes de executar todas as funções que os seres pluricelulares são feitas por células ou órgãos especializados.
São organismos de vida-livre, parasitas,vivem em simbiose ou se beneficiam uma das outras.
Podem ser autótrofos, heterótrofos (fagotróficos, ingerem partículas visíveis de alimentos ) ou ambos(mixotróficos, podem eucariontes ou procariontes) e ainda saprófagos,vivem nas materias organicas em decomposição. Protozoários de água doce possuem um vacúolo contrátil como estrutura.
Antigamente referia-se ao Filo dos Protozoários. Atualmente o termo protozoário tem sido empregado como uma designação coletiva, sem valor taxonômico. Os antigos Subfilos passaram a ser os atuais Filos.
O Filo Protozoa tornou-se o Sub-Reino Protozoa, subdividido em sete filos: Sarcomastigophora,apicomplexa,ciliophora, Labyrinthomorpha,Microspora,Ascetospora e Myxospora.
A classificação dos protozoários é feita em relação nas estruturas de locomoção que apresentam. Os três principais Filos de protozoários são:
Sarcomastigophora (sarcodíneos): locomovem-se através de pseudópodos. Ex.: as amebas. Os pseudópodos (grego pseudo = falso; grego podos = pé) são expansões de citoplasma que permitem um lento deslizamento do organismo. Esses pseudópodos se alongam e alargam, e assim mudam constantemente a forma da célula durante o deslocamento.
O Filo Sarcomastigophora inclui tanto os protozoários que se movem por
flagelos (Mastigophora) quanto os que se movem por pseudópodes (Sarcodina).Subfilo Mastigophora (protozoários flagelados).
Os protozoários flagelados ou mastigóforos incluem os protozoários que possuem flagelos. Eles incluem o maior número de espécies (cerca de 6.900). São comumente divididos em: fitoflagelados e zooflagelados. Os fitoflagelados geralmente têm um ou dois flagelos e tipicamente possuem cloroplastos. Esses organismos são conseqüentemente semelhantes a plantas, e muitos botânicos tratam as espécies desta divisão como algas.
A divisão dos fitoflagelados contém a maioria dos membros de vida livre da classe, e incluem organismos tão comuns como Euglena, Chlamydomonas, Volvox e Peranema. Os zooflagelados possuem de um a muitos flagelos, não têm cloroplastos e são heterótrofos. Alguns têm vida livre,mas a maioria é comensal, simbiótica ou parasita em outros animais, especialmente artrópodos e vertebrados.
Ciliophora (ciliados): locomovem-se através de cílios. Ex.: paramécio. Os cílios são filamentos curtos que ocorrem em grande número por célula, enquanto os flagelos são longos e cada célula apresenta apenas um ou alguns poucos. Nos dois casos eles batem coordenadamente e possibilitam a natação do organismo numa determinada direção. Os ciliados possuem cílios para a locomoção e captura de alimentos. A reprodução ocorre por divisão binária ou conjugação. As cerca de 6 mil espécies de ciliados são, em sua maioria, de vida livre, existindo poucos exemplares parasitas.Entre os ciliados parasitas, encontram-se espécies consideradas gigantes, para os padrões dos protozoários, como é o caso do Paramecium caudatum, ou simplesmente paramécio, que pode chegar a cinco milímetros de comprimento.
Apicomplexa, Os representantes deste filo são parasitas comuns de animais, tais como vermes, equinodermos, insetos e vertebrados. Podem ser parasitas intra ou extracelular (ou ambos), isso dependerá da espécie em questão. Os representantes do filo apicomplexa são responsáveis pela malária, que é uma doença parasitária, eleita a numero hum da humanidade. Também são chamados de Esporozoários. Esses organismos são chamados assim porque os estágios móveis, infecciosos portam um complexo apical anterior que se prende ou que penetra no interior da célula hospedeira. Este complexo apical é bem desenvolvido porque consiste em um conóide anterior, em um ou dois anéis polares, em duas ou vinte estruturas glandulares na forma de garrafas (roptrias), além de numerosos
...