REAÇÕES QUIMICAS
Casos: REAÇÕES QUIMICAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patrick2014 • 5/3/2014 • 592 Palavras (3 Páginas) • 467 Visualizações
O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg de número atômico 12 (12 prótons e 12 elétrons) com massa atómica 24 u. É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo (ou família) 2 (anteriormente chamada IIA), sólido nas condições ambientais.
É o sétimo elemento mais abundante na crosta terrestre, onde constitui cerca de 2% da sua massa,1 e o nono no Universo conhecido, no seu todo.2 Esta abundância do magnésio está relacionada com o fato de se formar facilmente em supernovas através da adição sequencial de três núcleos de hélio ao carbono (que é, por sua vez, feito de três núcleos de hélio). A alta solubilidade dos iões de magnésio na água assegura-lhe a posição como terceiro elemento mais abundante na água do mar3 .
É empregado principalmente como elemento de liga com o alumínio. Outros usos incluem flashes fotográficos, pirotecnia e bombas incendiárias.
O magnésio foi descoberto em 1755 pelo escocês Joseph Black.
Índice [esconder]
1 Principais características
2 Aplicações
3 Papel biológico
4 História
5 Abundância e obtenção
6 Isótopos
7 Precauções
8 Referências
9 Ligações externas
Principais características[editar | editar código-fonte]
O magnésio é um metal alinhado bastante resistente e leve, aproximadamente 30% menos denso que o alumínio. Possui coloração prateada, perdendo seu brilho quando exposto ao ar, por formar óxido de magnésio. Quando pulverizado e exposto ao ar se inflama produzindo uma chama branca. Reage com a água somente se esta estiver em ebulição, formando hidróxido de magnésio e liberando hidrogênio.
Aplicações[editar | editar código-fonte]
Os compostos de magnésio, principalmente seu óxido, são usados como material refratário em fornos para a produção de ferro e aço, metais não ferrosos, cristais e cimento. Assim como na agricultura, indústrias químicas e de construção. O uso principal do metal é como elemento de liga com o alumínio , empregando-a para a produção de recipientes de bebidas, componentes de automóveis como aros de roda e maquinárias diversas. O magnésio também é usado para eliminar o enxofre do aço e ferro.
Outros usos:
Aditivo em propelentes convencionais.
Obtenção de fundição nodular (Fe-Si-Mg).
Agente redutor na obtenção de urânio e outros metais a partir de seus sais.
O hidróxido ( leite de magnésia ), o cloreto, o sulfato ( sal de Epsom ) e o citrato são empregados em medicina.
O pó de carbonato de magnésio ( MgCO3 ) é utilizado por atletas como ginastas, alpinistas e levantadores de peso para eliminar o suor das mãos e segurar melhor os objetos.
Outros usos incluem flashes fotográficos, pirotecnia, bombas
...