Raios-X
Seminário: Raios-X. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kamillapeixoto • 11/2/2015 • Seminário • 2.071 Palavras (9 Páginas) • 713 Visualizações
a) Radiação Eletromagnética: É o transporte de energia através do espaço por uma combinação (oscilação) de um campo elétrico com outro magnético. Ex: Raios-X, raios gama, raios ultravioletas, raios infravermelhos.
Radiação Particulada ou corpuscular: É o movimento de partículas de matéria / É um feixe de partículas subatômicas em alta velocidade. É um tipo de radiação muito ionizante e pouco penetrante. Ex: Raios alfa e raios beta.
Radiação Ionizante: Radiação capaz de ionizar, ou seja, extrair elétrons, direta ou indiretamente, dos átomos do meio material pelo qual passa. Todo e qualquer tipo de radiação ionizante move-se no vácuo com velocidade da luze em linha reta.
b) Elementos do Tubo de Raios-X
Os aparelhos de Raios-X são compostos por vários componentes
Tubo de Raios-X.
Os tubos de raios-X são formados por um tubo (invólucro) de vidro revestido por uma camada de óleo e chumbo, no seu interior há um filamento de tungstênio, um alvo de tungstênio e vácuo. O tungstênio é o material escolhido para este fim, pois tem um número atômico e um ponto de fusão alto e não derrete com o calor.
Óleo Mineral.
Atua como um isolante térmico, para não deixar acontecer superaquecimento.
Janela ou Fenestra.
É o local onde os Raios-x irão sair para chegar a estrutura óssea, os raios-x só saem pela janela.
Ampola.
É geralmente constituída de vidro de alta resistência e mantida em vácuo, e tem função de promover isolamento térmico e elétrico entre anodo e catodo, está revestida por chumbo.
Chumbo.
Está situado dentro do tubo de raios-x, a sua função é revestir todo o tubo para que as radiações não saiam.
Cátodo.
O catodo é o eletrodo negativo do tubo. É constituído de duas partes principais: o filamento e o copo focalizador. A função básica do catodo é emitir elétrons e focalizá-los em forma de um feixe bem definido apontado para o anodo. Em geral, o catodo consiste de um pequeno fio em espiral (ou filamento) dentro de uma cavidade (copo de focagem)
Ânodo.
O anodo é o pólo positivo do tubo, serve de suporte para o alvo e atua como elemento condutor de calor. O anodo deve ser de um material (tungstênio) de boa condutividade térmica, alto ponto de fusão e alto número atômico, de forma a otimizar a relação de perda de energia dos elétrons por radiação (raios X) e a perda de energia por aquecimento. Existem dois tipos de anodo: anodo fixo e anodo giratório.
Os tubos de anodo fixo são usualmente utilizados em máquinas de baixa corrente, os tubos de anodo giratório são usados em máquinas de alta corrente.
Disco.
É onde os Raios-x se chocam e são projetados para o meio exterior, onde saem pela janela.
Diferenças da Mamografia
Equipamento utilizado na mamografia não é o mesmo usado pelo sistema de raios-X convencional, pois, as diferenças de densidade entre os tecidos mamários que compõem a mama são mínimas e, por isso, é preciso um feixe de radiação de baixa energia para atingir o nível de contraste necessário. O mamógrafo é projetado de modo a proporcionar um feixe de raios-X, que alcance as estruturas mamárias próximas à parede torácica e restringindo desta forma o campo de radiação à área requerida. De acordo com o item 4.18 da Portaria n.º 453/98 do Ministério daSaúde, "Diretrizes de proteção radiológica em radiodiagnóstico médico e odontológico", os mamógrafos devem ter, no mínimo, as seguintes especificações:
•Gerador trifásico ou de alta frequência;
•Tubo especificamente projetado para mamografia com janela de berílio e filtro de molibdênio;
•Escala de tensão em incrementos de 1 kV;
•Dispositivo de compressão firme (força de compressão entre 11 e 18 kgf);
•Diafragma regulável com localização luminosa;
•Distância foco-filme não inferior a 30 cm;
•Tamanho de ponto focal não superior a 4 mm de diâmetro.
O sistema do mamógrafo, em geral, utiliza componentes básicos, com características especiais, como:
- Tubo de raios-X: são especialmente projetados, utilizando um anodo rotatório que possui geralmente uma angulação de 10º a 20º para aumentar a área efetiva do alvo e diminuir o tamanho do ponto focal dando origem ao efeito anódico, onde os raios-x produzidos na direção do anodo sofrem maior atenuação, o que resulta numa maior intensidade de raios-X no lado do catodo, já que do lado do catodo encontra-se a parede torácica, o efeito anódico é muito importante para a obtenção de uma densidade óptica mais homogênea no filme.
- Tubo com micro-foco: conjunto de focos fino e grosso, de tamanhos diferenciados, permitindo maior resolução nas imagens. O ponto focal do tubo de raios-X deve ser bem pequeno e não exceder a 0,4 mm de diâmetro. Na maioria dos mamógrafos há dois tamanhos de ponto focal, um para exames de rotina com estruturas de até 0,3 mm de diâmetro, por exemplo, as micro-calcificaçõese outro para ampliação com 0,1 mm de diâmetro.
- Acessório de compressão da mama: onde o compressor (dispositivo mecânico) irá diminuir a espessura da mama na região proximal (torácica) de modo que ela possua a mesma espessura na parte distal, obtendo a mesma qualidade ao longo de toda a extensão da imagem. O sucesso do exame mamográfico é conseguido quando se tem uma mesma atenuação para todo feixe de raios-X.
- Grade anti-difusora: constituída de lamela de chumbo, foi desenvolvida para reduzir a quantidade de radiação espalhada que chega ao filme que não contribui para a formação de imagem e para obter contraste adequado em pacientes com grande quantidade de parênquima mamário denso.
- O controle automático de exposição ou AEC (Automatic Exposure Control): os equipamentos de mamografia são dotados de um sistema que realiza uma medição da intensidade da radiação no nível do receptor de imagem, útil para avaliação
...