Regime De Condicionamento - Transplante De Medula Óssea
Trabalho Escolar: Regime De Condicionamento - Transplante De Medula Óssea. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gahtrinca • 2/3/2015 • 238 Palavras (1 Páginas) • 851 Visualizações
Fonte: http://www.stmo.com.pt/pt/apoio-ao-doente/informacao-ao-doente/acolhimento-no-internamento/quimioterapia.html
http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/28543/farmacos-citostaticos
http://www.stmo.com.pt/pt/apoio-ao-doente/informacao-ao-doente/acolhimento-no-internamento/quimioterapia.html
Resumo:
Entende-se por regime de condicionamento, o tratamento ao qual o paciente é submetido antes de receber o TMO. É o uso de varias drogas quimioterápicas em altas doses, não necessariamente com o acompanhamento de radioterapia, com o objetivo de destruir a medula doente e as células cancerígenas do paciente. Esse tratamento também tem efeito imunossupressor, que destrói completamente a medula original do paciente pra que, quando o paciente receba a nova medula, esta não seja rejeitada.
As drogas do regime de condicionamento são escolhidas de acordo com o tipo de doença, situação clinica, idade e histórico de drogas do paciente.
Pode durar de 1 a 7 dias, podendo ser medicado mais citostáticos (Os fármacos citostáticos têm a função farmacológica de inibir ou prevenir a multiplicação celular, ou seja, esse grupo de medicamentos é capaz de retardar a evolução do tumor, portanto desempenha sua ação sobre uma parte das células que se encontram em processo de divisão celular, impedindo que o processo se finalize, o que levará o grupo de células que foi atacado pelos citotóxicos a lise.) dependendo do regime ao qual estiver condicionado.
Existem 2 tipos de regimes de condicionamento:
- Mieloblativos;
- Não mieloblativos.
Nos mieloblativos (mielo=medula, ablação=eliminação) a quimioterapia destrói, de forma irreversível, toda a medula do dador.
Nos regimes não mieloblativos, também chamados de intensidade reduzida, são eliminadas as células cancerosas, mas a medula não é completamente destruída.
...