Relatório Hidroterapia
Ensaios: Relatório Hidroterapia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Naguedes1 • 2/3/2015 • 643 Palavras (3 Páginas) • 2.913 Visualizações
Introdução
Neste relatório, iremos apresentar sobre a Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática, sendo este, um recurso fisioterapêutico realizado exclusivamente por um profissional desta área. Tem como finalidade: tratar e reabilitar pacientes ortopédicos, neurológicos, pneumopatas (doenças que afetam os pulmões) e neuromusculares. Esta técnica recorre a um dos mais preciosos recursos naturais, a água.
Procedimentos
Essa técnica pode ser realizada de forma individual ou em grupo, em piscina aquecida e coberta, com a temperatura variando entre 34° C a 36°C. Na água é mais fácil executar os exercícios físicos do que na fisioterapia comum, isso se deve ao fato do peso do paciente ser reduzido quando submerso em água, facilitando ao paciente cumprir com os exercícios. Os pacientes precisam, antes e depois da hidroterapia, verificar a pressão arterial, para controle da mesma e também, verificar a frequência cardíaca; afinal, a piscina aquecida propicia alivio das dores, ocorrendo à dilatação dos vasos sanguíneos e aumento da pressão arterial.
Sabendo que a água nos mostra qualidades terapêuticas, é preciso ministrar dentro de um limite de temperatura e tempo. O tempo pode variar, evoluindo gradativamente de acordo com a aceitação, ganho de resistência muscular e condicionamento cardiovascular do paciente. O que determina os tipos de exercícios, a postura ideal e a velocidade do movimento a serem aplicados, são os tipos de lesão, a composição corporal do paciente e sua habilidade aquática.
Vantagens
Com esse tratamento as melhorias são significantes; conquistando a confiança dos pacientes, facilita o tratamento e faz com que, se torne muito mais que uma simples terapia. A Hidroterapia se destaca por ter um universo de técnicas, simples ou mais elaboradas, só temos que destacar que cada técnica é adaptada para cada paciente, porém todas com surpreendentes resultados.
Essas técnicas são apontadas para diversos pacientes e seus traumas, são indicados para pacientes com lesões musculares, com fraturas, com artrite, artrose ou reumatismos, problemas ortopédicos, neurológicos, psicológicos e respiratórios. Importante destacar que atletas que se encontram lesionados, tem uma recuperação acelerada ao utilizar a hidroterapia como recurso terapêutico.
Técnicas e equipamentos
- Theraband: é muito utilizado, que seriam faixas elásticas com diversas resistências, podendo ser utilizada de diversas formas, como para fortalecimento dos músculos, posteriores e inferiores.
- Pesos: são utilizados também, no entanto por um material adequado para a terapia aquática.
São utilizados também
- Halteres, cones, bolas e “espaguetes”, são alguns exemplos simples de equipamentos cruciais quando se trata de exercícios embaixo d’água.
Para cada doença ou trauma a serem tratados, esses equipamentos podem ser utilizados de diversas formas e intensidades. Sendo todas com os mesmos objetivos: aliviar a dor, recuperação do equilíbrio, fortalecer os músculos, melhoria da amplitude de movimento, correção de postura não só para
...