Relatório da Visita Prática à USF Planeta dos Macacos II
Por: Yuri25 • 27/11/2017 • Relatório de pesquisa • 706 Palavras (3 Páginas) • 570 Visualizações
Relatório da primeira visita – USF Planeta dos macacos II
Introdução:
Entende-se como Atenção Primária à Saúde a estratégia nacional utilizada para integralizar e regionalizar o atendimento básico de saúde, sistematizando a necessidades de cada área e observando a sociedade abordada como um todo. Espera-se que na Atenção Primária à Saúde que essa se constitua como porta de entrada no serviço médico, que haja continuidade e integralidade do cuidado e uma coordenação adequada de acordo com as necessidades da cada população. Visto isso, foi realizada a primeira visita na USF Planeta dos macacos II com a finalidade de observar um serviço de atenção primária na prática.
Objetivos:
Visitar a Unidade de Saúde da Família (USF) Planeta dos Macacos II a fim de conhecer os profissionais da equipe, estrutura da USF, cronograma de atividades dos profissionais, pactuação de agenda, contrato de convivência (frequência, horário).
Visita e Desenvolvimento:
A USF Planeta dos macacos II, localizada no bairro Curado da cidade de Recife, conta com uma equipe de atendimento constituída por: dois internos, um dentista e auxiliar de dentista, dois vigias, uma técnica em enfermagem, uma equipe de limpeza, um enfermeiro, uma médica e cinco agentes comunitários de saúde (eram seis, porém uma faleceu e não foi substituída).
A respeito da agenda e cronograma da Unidade, nas segundas-feiras acontecem o acolhimento e consultas. O acolhimento é realizado para situações de leve emergência como conjuntivites, quadros de cefaléia e síncopes, nesses casos como não se pode marcar uma consulta com antecedência são atendidos no acolhimento. As consultas médicas são geralmente para a avaliação da evolução dos pacientes, renovação de prescrições médicas e apresentação de exames. A manhã das terças-feiras é reservada para que a médica realize as consultas domiciliares, principalmente para pacientes idosos e com dificuldades de locomoção, no período da tarde a unidade atende consultas pré-marcadas. Nas quartas-feiras pela manhã o atendimento é idêntico ao das segundas-feiras, porém a tarde é separada para o HiperDia, atendimento voltado exclusivamente a pacientes com hipertensão e diabetes. A manhã das quintas-feiras é destinada ao atendimento de pré-natal e no período da tarde é feita uma reunião, seja essa entre a equipe da USF ou entre a USF e o distrito. Na sexta-feira pela manhã é feito novamente o acolhimento e as consultas nos mesmos padrões de segunda-feira e quarta-feira, a cada quinzena no período da tarde da sexta-feira não há atendimento na USF, uma vez que ficou acordado que esse seria o período destinado ao estudo pessoal da equipe.
As agentes comunitárias de saúde são incubidas de realizar as visitas domiciliares e ficam a cargo de atender em média 30 famílias semanalmente.
A USF Planeta dos macacos II é unidade pequena, porém organizada e funcional, sua divisão estrutural se constitui em 14 salas: sala da técnica de enfermagem, sala do enfermeiro, recepção, sala dos materiais de limpeza, sala das vacinas, sala da médica, sala de acolhimento, copa, sala de esterilização, sala de consultório
...