Relatório sobre a prática de laboratório
Relatório de pesquisa: Relatório sobre a prática de laboratório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: santosykaro • 4/10/2014 • Relatório de pesquisa • 962 Palavras (4 Páginas) • 619 Visualizações
Relatório de Prática Laboratorial
1ª Aula: Conhecendo os Equipamentos
Nessa primeira aula foi certamente uma apresentação ao laboratório de análises clínicas. Foram descrita na aula prática os equipamentos usados em laboratório, mostrando sua importância, segurança e todos os devidos cuidados com a utilização dos mesmos.
Adquirir conhecimento básico para identificar e manusear as vidrarias e equipamentos de um laboratório, reconhecer parte do material de um laboratório, e conhecer os procedimentos de segurança e os riscos no laboratório.
As atividades de laboratório exigem por parte dos alunos não só o conhecimento das peças e aparelhos utilizados, mas também o emprego correto de cada um deles. Portanto, antes de qualquer coisa, é necessário que se observe bem cada uma das peças, memorize sua forma e conheça sua utilidade. Foram apresentados alguns equipamentos como:
Pipeta: Usada para transferência de líquidos.
Pipeta Automática: Utilizada para medir volumes, de forma precisa.
Pipeta Graduada: Usada para medir volumes variáveis de líquidos.
Pisseta: Usada para lavagens, desinfecção.
Bico de Bunsen: usado para aquecimentos de laboratórios.
Pêra: Sugar e Expelir líquidos.
2ª Aula: Conhecendo o Microscópio
Nessa segunda aula de prática laboratorial, conhecemos o microscópio cada peça, sua função, por minúscula que seja tem grande importância nesse equipamento.
A vista humana não é capaz de perceber objetos com diâmetros inferiores a um décimo do milímetro. O microscópio óptico é utilizado para a observação de células vivas ou mortas (preferencialmente após fixação e coloração) cujas medidas encontram-se abaixo de 0,1mm. Entre elas temos células dos organismos eucariotos, as bactérias, os ovos de vermes e muitas estruturas dos seres vivos.
Lente: Encaixada na extremidade superior do tubo, sua função é aumentar a imagem formada pela objetiva. O aumento fornecido pela ocular está, geralmente, gravado nela própria. Por exemplo: 5x, 8x, 10x, etc.
Tubo ou Canhão: Nos microscópios que possuem uma só ocular (monoculares), o tubo é cilindro metálico reto ou oblíquo. Nos microscópios que possuem duas oculares (binoculares) o tubo pode ser inclinado, com ajuste para os diferentes espaços entre os olhos de cada observador.
Braço ou Coluna: Suporte pesado que sustenta os tubos, a mesa, o porta-condensador e os parafusos micro e macrométrico.
Revólver: Nele estão inseridas as lentes objetivas que podem ser movimentadas quando o tambor é girado. Este movimento deve ocorrer sempre no sentido da objetiva de menor para a de maior aumento.
Lente Objetiva: Permite a ampliação da imagem de um objeto qualquer. Pode também corrigir os defeitos das cores dos raios luminosos. Para se utilizar a objetiva de (100x) de imersão, coloca-se entre ela e a lamínula uma gota de óleo de cedro ou de imersão. Este sistema permite um maior aproveitamento da quantidade de luz com maior ampliação, pois com esse processo, captam-se os feixes luminosos que com as objetivas secas são desviados. Os aumentos fornecidos pelas objetivas encontram-se gravados nas mesmas.
Platina: Pode ser fixa, móvel ou giratória no plano horizontal. A lâmina com o material a ser observado é colocada sobre a platina que apresenta uma abertura no seu centro permitindo a passagem dos raios luminosos, coletados pelo espelho.
Diafragma ou Condensador: Localizado abaixo da platina cuja função principal é o fornecimento de uma grande quantidade de luz. Ao utilizar as objetivas de pequeno aumento, o diafragma deve ser fechado para eliminar os raios laterais. Em maiores ampliações abre-se proporcionalmente o diafragma.
Charriot: Peça opcional localizada na mesa
...