Reportagem Sobre Moluscos
Artigo: Reportagem Sobre Moluscos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 4/11/2014 • 442 Palavras (2 Páginas) • 542 Visualizações
Na garagem de João Tertuliano Siqueira não tem carro. Ao invés de saída para a rua Baldissero Filomeno, a principal do Ribeirão da Ilha, no sul de Florianópolis, sua garagem dá para o mar, uma esplêndida baía coalhada de lanternas (espécie de gaiolas) submersas, recheadas com ostras Crassostrea gigas, originárias do Japão. Todos os dias, às seis horas da manhã, o velho pescador de 76 anos, hoje maricultor, manobra o barco e rema até o pequeno sítio onde engordam suas ostras. Recolhidas, separadas e lavadas por seu João e a companheira Olívia dos Santos, o produto é vendido ali mesmo, às dúzias, na porta de casa, ou enviado a restaurantes do centro da cidade ou do continente, até pouco tempo atrás de ônibus, hoje de motocicleta. O trabalho é árduo, comprovam as cicatrizes em pernas e braços, mãos e pés, provocadas pelas conchas afiadas. A casa confortável e a cozinha novinha em folha, equipada com armários sob medida e eletrodomésticos modernos, indicam que a atividade é rentável. "Mas não dá tanto dinheiro não", ressalva o produtor. "Levamos cinco anos para fazer esta cozinha, e isso porque eu não bebo, não fumo, não jogo, não ando em farra, não tenho carro nem motor para o meu barco", afirma.
Apesar do choro, bem sabe seu João que o objetivo inicial do projeto que introduziu há 15 anos, as Ostras do Pacífico em Florianópolis, foi atingido. A idéia era proporcionar uma alternativa de renda aos pescadores artesanais, como ele próprio, que viam sua atividade afundar com a escassez de pescado. Mas a produção de moluscos foi mais longe, e tornou-se um negócio estruturado, com empresas capazes de colher ostras e mexilhões (outro molusco, este nativo, também cultivado em larga escala no litoral catarinense) pela manhã, fazer o beneficiamento necessário, embarcar a mercadoria em aviões e entregar, horas depois, os animais vivos a clientes de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador ou Recife. Neste ritmo a produção de Florianópolis cresceu 1.000% em cinco anos. Graças à qualidade e ao irresistível apelo de alimento afrodisíaco (leia O sexo das ostras), as ostras catarinenses ganharam fama em todo o país, tornando-se até argumento de novela - Como uma Onda, da TV Globo, tem entre os personagens ostreicultores de Florianópolis. Segundo a Epagri - Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, o estado detém 92% da produção nacional de moluscos. Por ano são retiradas do mar mais de dez mil toneladas de mexilhões e ostras cultivados. Apesar do volume menor, as ostras garantem a maior parte da renda anual de 18 milhões de reais dos produtores de moluscos. Na capital cultivam-se 65% das ostras do estado.
...