Respiração Celular
Pesquisas Acadêmicas: Respiração Celular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heitor_07 • 11/5/2014 • 476 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
Biologia Celular
Respiração Celular
1. Glicolise
2. Formação da Acetilcoenzima A
3. Ciclo de Krebs
4. Cadeia Respiratória
1. Quebra da glicose (necessita 2 ATP para ocorrer) em 2 piruvatos cada um com 3 carbonos. Energia dessa quebra é capturada pelo NAD+ que se torna NADH e junto com os piruvatos entram na mitocôndria para dar continuação ao processo de respiração celular.
C6H12O6 + 2 ATP 2 PIRUVATO + 2 NADH + 4 ATP (Saldo de 2 ATP)
2. Os piruvatos provenientes da glicolise entram na mitocondria, e nesse processo de entrada há a perda de 1 carbono do piruvato (que sai como CO2) gerando o composto acetil. Na quebra do piruvato em acetil é gerada energia que é capturada por 1 NAD+ que se torna NADH. A acetil se junta com a coenzima A gerando a acetilcoenzima A.
3. Já dentro da mitocôndria o Acetil se junta com o Acido Oxalacetico formando um composto com 6 carbonos chamado Acido Citrico. Esse composto é quebrado em partes. Primeiramente quebra-se um carbono que gera energia (que é capturada por NAD que se torna NADH) e outro acido com 5 carbonos chamado Acido Cetoglutarico. Há perda de 1 carbono nesse composto que gera energia (que é capturada por NAD que se torna NADH), ATP e outro acido com 4 carbonos chamado Acido Succinico. Esse composto passa por processos de desidrogenação e desoxigenação que geram energia (que é capturada por FAD que se torna FADH2) e o Acido Malico que também passará por processos de desidrogenação e desoxigenação geradores de energia (que é captudada por NAD que se torna NADH) e do Acido Oxalacetico que dará continuidade ao ciclo
O ciclo ocorre 2x por glicose quebrada, pois cada glicose gera dois piruvatos. (Saldo de 6 NADH, 2 ATP, 2 FADH2)
4. Após ocorrido a Glicolise e o Ciclo de Krebs, os saldos de gerados (ATP, NADH e FADH2) serão ultilizados na Cadeia Respiratoria. Todos os eletrons capturados pelo NADH e FADH serão atraidos pelo O2 (obtido pela respiração), porém para chegarem até ele deverão passar por proteinas da crista mitocondrial. Durante esse processo, os eletrons liberam energia que mandam H+ que esta na matriz mitocondrial para fora dela, tornando o exterior + e o interior - , com isso o H+ é atraido para dentro novamente, porém só voltará para o interior atraves da proteina ATP-sintase, a qual a partir da entrada de H+ irá girar, gerando energia que formará ATP, o qual será mandado para fora da mitocondria para servir de fonte de energia para a celula. Os NAD e FAD que perderam seus eletrons, voltam para continuar a respiração celular na glicolise e ciclo de krebs.
Heitor César
...