Ressonância magnética (MRI) e radiação de raios-X
Projeto de pesquisa: Ressonância magnética (MRI) e radiação de raios-X. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eribertoeb • 29/9/2014 • Projeto de pesquisa • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 430 Visualizações
Coorelação de exames por imagem
Tomografia computadorizada Ressonância Magnética e RAIO-x
RESUMO
RX, uma técnica utilizada para avaliar diagnosticar mudanças nos ossos, localizar objetos no interior do organismo podendo ser obtida de duas perspectivas diferentes, uma lateral e uma frontal.
Tomografia, baseado no raio-X, começou a ser utilizada para aplicação clinica no inicio dos nos 70,tornando possível examinar com mais clareza “o encéfalo, os limites do sistema ventricular e as partes ósseas do crânio”. A Ressonância assim como a Tomografia consiste em uma fonte de raio-X que é acionada ao mesmo tempo em que realiza um movimento circular ao redor da parte a ser examinada do paciente, assim emitindo feixes de raio-X em forma de leque. No lado oposto dessa fonte, está localizada uma série de detectores que transformam a radiação em um sinal elétrico que é convertido em imagem digital, sendo denominadas seções (fatias). A intensidade (brilho) reflete a absorção do raio-X podendo ser medida em uma escala (unidades Hounsfield).
Ressonância Magnética por definição, a RM é a propriedade físicaexibida por núcleos de determinados elementos que quando submetidos a um campo magnético forte e excitados por ondas de rádio (RF) em determinada freqüência (Freqüência de Larmor), emitem rádio sinal, o qual pode ser captado por uma antena e transformado em imagem.
Com tal evolução hoje é possível ter imagens mais rápida através de varredura espiral (ou helicoidal).
EXAMES DE IMAGENS POR RX.
As imagens são obtidas ema duas perspectivas diferentes, uma lateral e uma frontal. O paciente posicionará de acordo com o tipo de equipamento de radiografia usado. Mais comumente, será solicitado que você permaneça virado de frente ou de lado para o equipamento de radiografia.
O diagnostico diferencial radiológicas, baseia-se em diversos aspectos, sendo eles: densidade, tamanho, número e nitidez. Exames realizados por RX podemos identificar o aumento da densidade pulmonar, a diminuição da densidade pulmonar, alterações pleurais e mediastinais. E a grande maioria das doenças pulmonar causam aumento da densidade dos pulmões como podemos identificar na imagem a baixo [figura 1].
Radiografias frontal (PA) e perfil mostram consolidação pneumonia lobo superior direito. Observar o limite cissural nítido e a presença de broncobramas aéreos. As pneumonias intersticiais apresentam em fases iniciais da evolução do
processo aspecto reticular e os agentes que estão relacionados são os
chamados atípicos vírus (adenovírus, varicela, influenza, vírus sincicial respiratório, parainfluenza.
Consolidações ocorrendo em múltiplos lobos sugere alteração
imunológica, como na SIDA, alcoolismo e diabete.
IMAGEM 1:
“A figura 2 mostra uma pneumonia de lobo médio direito, com borramento da margem cardíaca.”
IMAGEM 2: IMAGEM 3:
...