Reutilização de água
Projeto de pesquisa: Reutilização de água. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BecaNatalia • 20/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.118 Palavras (5 Páginas) • 298 Visualizações
Sumário
• I.Introdução................................................................Pg. 1
• II.Importância.............................................................Pg. 2
• III.Tipos de Reuso.......................................................Pg. 3
• IV.Aplicações da Água Reciclada................................Pg. 4
• V.Aproveitamento de águas da chuva.......................Pg. 6
• VI.Conclusão..............................................................Pg. 7
• VII.Fontes...................................................................Pg. 8
Introdução
O reuso da água nada mais é que um processo pelo qual a água passa para que possa ser utilizada novamente em diversas atividades. No geral, deve-se considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente: O uso racional/eficienteda mesma, observando perdas e desperdícios, e visando a minimização da produção de efluentes e do consumo de água.
A reutilização ou o reuso de água ou o uso de águas residuaisjá é praticada à anos ,com relatos datando da Grécia antiga ,onde havia a irrigação como modo de reuso.
Apesar da ideologia antiga, o assunto é de extrema importância social e econômica, sendo parte importante do atual “Panteão” sustentável.
Importância
O uso responsável da água é fundamental não somente nas regiões metropolitanas, mas em todo o mundo. Ao liberar as fontes de água de boa qualidade para abastecimento público e outros usos prioritários, o uso de esgotos contribui para a conservação dos recursos e acrescenta uma dimensão econômica ao planejamento dos recursos hídricos. O reuso reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior. Essa prática, atualmente muito discutida, posta em evidência e já utilizada em alguns países é baseada no conceito de substituição de mananciais.
Com essa política de reuso ,grande quantidade de água potável pode ser aproveitada, utilizando-se água de qualidade inferior para tarefas diversas.
A questão da água de reuso é tão importanteque faz parte da Estratégia Global para Administração da Qualidade das Águas, proposta pela ONU, para preservação do meio ambiente.
Tipos de reuso
O reuso de água pode se classificar em três categorias diferentes, dependendo do direcionamento e planejamento do recurso:
• Reuso indireto não planejado da água: ocorre quando a água, utilizada em alguma atividade humana, é descarregada no meio ambiente e novamente utilizada, em sua forma diluída, de maneira não intencional e não controlada. Caminhando até o ponto de captação para o novo usuário, a mesma está sujeita às ações naturais do ciclo hidrológico (diluição, autodepuração).
• Reuso indireto planejado da água: ocorre quando os efluentes, depois de tratados, são descarregados de forma planejada nos corpos de águas superficiais ou subterrâneas, para serem utilizadas, de maneira controlada, no atendimento de algum uso benéfico.O reuso indireto planejado da água pressupõe que exista também um controle sobre as eventuais novas descargas de efluentes no caminho, garantindo assim que o efluente tratado estará sujeito apenas a misturas com outros efluentes que também atendam ao requisito de qualidade do reuso objetivado.
• Reuso direto planejado das águas: ocorre quando os efluentes, após tratados, são encaminhados diretamente de seu ponto de descarga até o local do reuso, não sendo descarregados no meio ambiente. É o caso com maior ocorrência, destinando-se a uso em indústria ou irrigação.
Aplicações da água reciclada
Irrigação paisagística: parques, cemitérios, campos de golfe, faixas de domínio de autoestradas, campus universitários, cinturões verdes, gramados residenciais.
Irrigação de campos para cultivos: plantio de forrageiras, plantas fibrosas e de grãos, plantas alimentícias, viveiros de plantas ornamentais, proteção contra geadas.
Usos industriais: refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento.
Recarga de aquíferos: recarga de aquíferos potáveis, controle de intrusão marinha, controle de recalques de subsolo.
Usos urbanos não-potáveis: irrigação paisagística, combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, sistemas de ar condicionado, lavagem de veículos, lavagem de ruas e pontos de ônibus, etc.
Finalidades ambientais: aumento de vazão em cursos de água, aplicação em pântanos, terras alagadas, indústrias de pesca.
Usos diversos: aquicultura, construções, controle de poeira, Hidratação de animais.
Alguns exemplos práticos podem ser vistos em certas situações como:
- Numa empresa, a água usada em processos industriais pode ser tratada numa estação de tratamento de água na própria empresa e reutilizada no mesmo ciclo de produção.
-
...