Sinalização Celular
Trabalho Universitário: Sinalização Celular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: estermends • 15/10/2013 • 4.418 Palavras (18 Páginas) • 1.220 Visualizações
UNIP -Universidade Paulista
Sinalização Celular
Professor Orientador :
Luciana Pietro
Turma : BI1A12
Curso : 1° Semestre Biomedicina
Adriano Alkimin de Carvalho – B7860I3
Bruna Fernanda Siqueira Pivatti Guarnieri – B736097
Ester Mendes – B81JEG2
Jefferson Malicka do Prado – B6757E5
Julio César dos Santos – B693FA0
Michael J. Ap. da Silva – B770GF2
SUMÁRIO
Resumo................................................................................................................3
Introdução............................................................................................................4
Importancia da sinalização celular ......................................................................5
Evolução da sinalização celular...........................................................................7
Receptores, mensageiros e efetores...................................................................8
Vias de sinalização e integração.......................................................................11
Sinalização e ciclo celular..................................................................................15
Referências bibliográficas..................................................................................17
RESUMO
A sinalização celular consiste no conjunto de mecanismos que levam à comunicação entre as células de um organismo multicelular. A sinalização celular é necessária para a regulação do desenvolvimento celular (durante a embriogénese), para a regulação da organização das células em tecidos e para o seu crescimento e divisão das células além disto também é precisa para a coordenação das funções celulares (fase adulta). Existem dois modos de sinalização, o pelo contacto direto entre duas células que pode ser via junções de hiato ou via moléculas associadas à membrana. O outro modo de sinalização é o por transmissão à distância via moléculas segregadas que pode ser endócrina( entre células distantes, pela corrente sanguínea), parácrima(entre células vizinhas) ou autócrina (na mesma célula). A comunicação intercelular utilizando sinais intercelulares compreende várias etapas, começa com a síntese e libertação do sinal pela célula sinalizadora que vai ser transportado até à célula alvo o sinal ou ligando pode ser de dois tipos, Hidrofóbico(receptores intracelulares) e hidrofílico (receptores menbranares). Na célula alvo um receptor específico vai detectar o sinal os receptores podem ser acoplados a canais iónicos em que a ligação de um neurotransmissor ao receptor induz a abertura do canal iónico, acoplados proteínas G que são proteínas triméricas compostas por três subunidades (alfa, beta e gama) que determinam se o sinal vai ser inibitório ou estimula tório ou acoplados a enzimas como é ocaso dos receptores tirosina-cinases (RTK) que são normalmente receptores de factores de crescimento e são responsáveis pela regulação da proliferação celular e pela diferenciação, tendo um papel fundamental na biologia do cancro . A sinalização por Rtk’s compreende 3 etapas a dimerização do receptor, a fosforilação das tirosinas e a associação de moléculas de sinalização , depois ocorre transdução do sinal que pode ser por via cAMP, cGMP, do IP3, Diaciglicerol e Ca2, de Ras/Raf/MAPK e JAK/STAT. Após a transdução do sinal acontece a resposta celular (morte celular, diferenciação, sobrevivência, movimento celular.
INTRODUÇÃO
Todas as células recebem e respondem aos sinais à sua volta, mesmo a mais simples bactéria percebe e migra em direção a altas concentrações de nutrientes, como glicose ou aminoácidos.
É nos organismos multicelulares que a comunicação célula-célula, atinge seu mais alto nível de satisfação, o comportamento de cada célula individual em planta e animais multicelulares deve ser cuidadosamente regulado para satisfazer às necessidades do organismo como um todo , isto é realizado por uma variedade de moléculas sinalizadoras que são secretadas ou expressas na superfície de uma célula e ligam-se os receptores expressos por outras células, que compõem organismos tão complexos como os seres humanos.
A compreensão dos mecanismos moleculares responsáveis por estas vias de sinalização celular tornando-se umas das principais áreas da pesquisa na biologia celular contemporânea. Muito da nossa compreensão atual dos mecanismos de sinalização celular é obtido a partir do estudo de células de câncer um notável exemplo da inter-relação frutífera entre pesquisa médica e pesquisa básica em biologia celular e molecular.
A IMPOTÂNCIA DA SINALIZAÇÃO CELULAR
Para sobreviver, as células precisam se comunicar com suas vizinhas, monitorar as condições de seu ambiente e responder corretamente a uma infinidade de diferentes estímulos que atingem a sua superfície. É um complexo sistema de sinalização e comunicação celular que governa e coordena as atividades e funções celulares.
Nos organismos multicelulares, a troca de informação por meio de moléculas, que são sinais ou mensageiros químicos, começa na vida embrionária e constitui durante toda a vida, o principal meio de comunicação entre as células. Esses sinais são importantes para que os tecidos e órgãos se formem de modo ordenado e após a estruturação do corpo, são necessários para coordenar o crescimento e o funcionamento das diferentes partes do organismo. Os mensageiros químicos
...