Sintomas da doença de Chagas
Artigo: Sintomas da doença de Chagas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laiany2014 • 13/10/2014 • Artigo • 282 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Doença de Chagas
-Agente etiológico : Tryponosoma Cruzi
-Agente Transmissor: Triatoma Infestans (mosquito barbeiro)
-Localização: o Trypanosoma Cruzi fica alojado nos músculos cardíaco, colo do intestino e esôfago, e na fase aguda ele é encontrado na circulação.
-Formas : amastigotas, epimastigotas e tripomastigotas.
-Patologia: depende da linhagem do parasita, origem ou fonte de contaminação, idade( jovens mai suscetível), influência hormonal e deficiência nutricional.
-Diagnóstico Clínico: anamnese, histórico de transfusão sanguínea, observar sinal de Romã.
-Profilaxia: utilizar telas em portas e janelas, mosqueteiro nas camas, construção de casa em alvenaria, evitar localidades com o foco da doença.
-Sintomas: no ínicio não apresenta sintomas, mas ás vezes provoca febre baixa por muito tem, mal estar e falta de apetite. Já na fase crônica, podem apresentar palpitação, falta de ar e canseira, inchação, dor no peito, tosse e tontura, outros podem sentir ainda dificuldade na hora de engolir e mesmo dor, regurgitar, soluço, tosse, prisão de ventre e dor no abdomem.
-Transmissão: pode se pegar a doença de 3 formas:
1. Na hora que o bicho barbeiro pica uma pessoa e suga seu sangue, ele enche a barriga e faz cocô, bem pertinho do lugar da picada, ae o germe da doença de Chagas que estava na sua barriga sai no cocô e entra pelo buraquinho da picada. Pronto, está feita a contaminação de outra pessoa.
2. Uma outra forma de pegar a doença de Chagas é se uma pessoa sadia receber transfusão de sangue contaminado com o germe da doença de Chagas.
3. Uma outra maneira de ficar chagásico é se a mãe tiver a doença de Chagas ela pode passar para o nenê ainda dentro da barriga. O germe pode passar também pelo leite materno, mas a chance deste jeito acontecer é bem pequena.
...