Sintomas da lepra
Projeto de pesquisa: Sintomas da lepra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brunella30 • 12/10/2014 • Projeto de pesquisa • 259 Palavras (2 Páginas) • 414 Visualizações
Prevenção
É importante que se divulgue junto à população os sinais e sintomas da hanseníase e a existência de tratamento e cura, através de todos os meios de comunicação. A prevenção da hanseníase baseia-se no exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG em todas as pessoas que compartilham o mesmo domicílio com o portador da doença.
Sintomas de Hanseníase
Os sintomas da hanseníase incluem:- Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
Como se contrai a doença?
A transmissão dos bacilos da doença ocorre principalmente pelos bacilos presentes em gotículas de saliva, que são eliminados através da fala de uma pessoa portadora da doença com a forma contagiosa e que não esteja em tratamento. Quando a pessoa adoece, ela pode evoluir para várias formas clínicas, dependendo da condição imunitária do paciente, sendo que, de quatro formas clínicas existentes, duas delas não são contagiosas e duas podem contaminar outras pessoas.
O Brasil registrou no ano passado 30.298 novos casos de hanseníase,. O número representa queda de 15% no registro da doença em todo o país entre 2010 e 2011. Em 2010, foram 34.894 novos casos (18,22 por 100 mil habitantes), sendo 2.461 na população menor de 15 anos.
Causa da doença
A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecto contagiosa causada por um microorganismo (bactéria) denominado Mycobacterium leprae.
...