Stolbnяka Cloristridium
Resenha: Stolbnяka Cloristridium. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jkana • 27/10/2013 • Resenha • 307 Palavras (2 Páginas) • 305 Visualizações
1. Cloristridium Tetani
O tétano é uma doença infecciosa aguda (apresenta-se sob a forma de esporo – descrita por alguns como similar a uma raquete de tênis), não contagiosa, desencadeada pela ação de neurotoxinas mormente a tetanospasmina, produzidas pelo bastonete gram-positivo Clostridium tetani, uma bactéria anaeróbia e formadora de esporos. O C. tetani é encontrado em locais como areia, terra, galhos, arbustos, águas putrefatas, instrumentos de lavoura, fezes de animais ou humanas e centro cirúrgicos, sendo sua multiplicação coadjuvada pela ação de substâncias oxirredutoras, podendo, assim, contaminar feridas e, em condições ideais, passar da forma de esporo à forma vegetativa, a qual produz a tetanospasmina.
Em indivíduos não imunes, a toxina vai promover o bloqueio dos neurônios inibitórios, Em indivíduos não imunes, a toxina vai promover o bloqueio dos neurônios inibitórios, provocando hipertonia muscular, hiper-reflexia e espasmos musculares, permanecendo, no entanto, a lucidez do paciente. Há, igualmente, ação da toxina em nível dos neurônios simpáticos pré-ganglionares com hiperexcitabilidade simpática, níveis aumentados de catecolaminas circulantes, cursando com disautonomia e consequentes labilidade da pressão arterial sistêmica, arritmias cardíacas, sudorese e hipertermia. No recém-nascido, a entidade nosológica se manifesta em três a 12 dias após o nascimento, com dificuldade progressiva na alimentação redundando em fome e choro importante associados. A demais, a paralisia ou a diminuição de movimentação, a hipertonia ao toque e os espasmos, com ou sem opistótono, caracterizam a doença. O tétano é uma moléstia potencialmente letal, imunoprevenível, com diagnóstico essencialmente baseado em critérios clínicos e cujo prognóstico depende tanto do reconhecimento precoce quanto do tratamento adequado, sendo possível seu controle e sua erradicação com medidas relativamente simples, tais como educação e vacinação da população. Cabe destacar, neste domínio, a vacinação das mulheres em idade fértil e das gestantes – durante o acompanhamento pré-natal – como a melhor estratégia de prevenção do tétano neonatorum.
...