Tecido ósseo
Artigos Científicos: Tecido ósseo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 17/11/2013 • 849 Palavras (4 Páginas) • 2.842 Visualizações
Tecido Ósseo
O Sistema ou tecido ósseo é um tecido conjuntivo bem rígido, encontrado nos ossos do esqueleto dos vertebrados, onde ele é o tecido mais abundante. Ele desempenha função de sustentação, realização de movimentos, proteção e também realiza a produção de elementos celulares do sangue, além de ser calcificado. É constituído de fibras colágenas e vasos sanguíneos, de sais de cálcio, fósforo e magnésio.
Metade da matriz óssea é constituída por matéria inorgânica (70% do volume e 30% do peso do osso), tendo presentes bicarbonato, magnésio, potássio, sódio, citrato e íons fosfato e cálcio, sendo estes dois os mais freqüentes e a parte orgânica é formada, principalmente, por fibras colágenas (35% do volume e 60% do peso do osso). Os complementos restantes são devidos a outros elementos e principalmente a água.
Este tecido é um tipo especializado de tecido conjuntivo e é formado pela matriz óssea e células denominadas osteócitos, osteoblastos e osteoclastos. Os ossos são recobertos por camadas de tecido e células, constituindo o periósteo e endósteo.
Células do Tecido Ósseo:
Osteoblastos sintetizam a região orgânica da matriz óssea e participam da mineralização da matriz, uma vez que possuem capacidade de concentrar fosfato de cálcio. Aprisionados pela matriz recém-sintetizada, passam a ser chamado de osteócitos.
Os osteócitos são alongados e se localizam no interior da matriz óssea, em lacunas. São via de transporte de nutrientes e metabólitos entre os vasos sanguíneos e a morte destes confere a reabsorção da matriz.
Osteoclastos são células gigantes, móveis e ramificadas irregularmente, com vários núcleos. Secretam substâncias como colagenase, que digerem a matriz orgânica e dissolvem sais de cálcio.
Sendo o tecido ósseo altamente vascularizado, todo o esqueleto recebe a cada minuto 10% de todo o débito cardíaco, revelando a importância de uma eficaz perfusão sanguínea óssea, para oferecer nutrientes básicos essenciais para a adequada síntese de colágeno.
Membranas conjuntivas:
Periósteo
O periósteo é uma membrana muito vascularizada, fibrosa e resistente, que envolve por completo os ossos, exceto nas articulações.Na criança, é responsável pelo crescimento em espessura dos ossos. No adulto, é responsável pela regeneração de fraturas ou inflamações.
Endósteo
O endósteo é formado por uma camada de células achatadas e reveste algumas regiões e o periósteo possui fibras colágenas e fibroblastos e células que se multiplicam por mitose, auxiliando no crescimento de ossos e reparação de fraturas.
Tipos de tecido ósseo
Pode-se dividir o tecido ósseo em dois tipos: esponjoso ou reticulado e compacto ou denso. Tais tipos apresentam o mesmo tipo de célula e de substância intracelular, mudando apenas entre si a disposição de seus elementos e a quantidade de espaços medulares. O tecido ósseo esponjoso e o compacto aparecem juntos na grande maioria dos ossos dos vertebrados.
Tecido ósseo esponjoso
Apresenta espaços medulares mais amplos, sendo formado por várias trabéculas, que dão um aspecto poroso ao tecido. O osso esponjoso é o de menor peso, tem forma de grade, com espaços ósseos nos que se encontra a medula óssea. Existe a medula óssea vermelha, da qual produz grande quantidade de células do sangue e a medula óssea amarela que diminui a quantidade de células no sangue.
Tecido ósseo compacto
Não apresenta quase nenhum espaço medular, possuindo, no entanto, um conjunto de canais que são percorridos por nervos e vasos sangüíneos: canais de Volkmann e canais de Havers. Por serem uma estrutura inervada e irrigada, os ossos têm sensibilidade, alto metabolismo e capacidade de regeneração.
Canais de Volkmann
Canais de Volkmann são canais microscópicos encontrados no osso compacto, são perpendiculares aos Canais de Haversian, e são um dos componentes do sistema de Haversian. Os canais de Volkmann também podem transportar pequenas artérias em todo o osso.
Canais de Havers
Canais de Haversian são uma série de tubos em torno de estreitos canais formados por lamelas. Esta região é denominada osso compacto. Vasos sangüíneos e células nervosas em todo o osso. comunicam-se por osteócitos em lacunas (espaços dentro da matriz óssea densa que contêm células ósseas). Este arranjo original é propício ao depósito de sal mineral, o que dá resistência ao tecido ósseo. Deve-se ainda ressaltar que esse canais percorrem o osso no sentido longitudinal levando dentro de sua luz, vaso sanguíneos e nervos que são responsáveis pela nutrição do tecido ósseo.
Primário (imaturo)
Se forma primeiro no embrião e durante a regeneração, tem pouco cálcio e muitas células e fibras colágenas alocadas caoticamente. É osso esponjoso visto à olho nú. No adulto é muito pouco encontrado, persistindo apenas próximos às suturas do crânio, nos alvéolos dentários e em alguns pontos de inerção dos tendões.
Secundário (lamelar)
Tecido maduro formado de lamelas paralelas ou concêntricas, em torno dos vasos formando os sistemas de Havers ou Osteons. Possui cálcio e o arranjo lamelar ajuda a distribuir a força pelo osso. É o osso compacto visto à olho nu.
Ossificação:
Ossificação intramembranosa
A ossificação intramembranosa é um dos dois tipos de formação óssea existentes e é responsável pelo desenvolvimento dos ossos chatos, especialmente aqueles que se encontram no crânio.
Ossificação endocondral
A ossificação endocondral acontece quando as células mesodérmicas se transformam em células produtoras de cartilagem, antes do início da formação do osso. É um processo muito mais lento que a ossificação intramembranosa e ocorre na maioria das partes do esqueleto, principalmente nos ossos longos.
Referencias bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecido_Ósseo
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/tecido-osseo.htm
...