Tecidos
Trabalho Universitário: Tecidos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TaylaR • 8/10/2014 • 984 Palavras (4 Páginas) • 566 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Tecido Adiposo
O tecido adiposo (TA) é um tipo especial de tecido conjuntivo que é composto por diferentes tipos celulares, tais como, adipócitos (as únicas células especializadas no armazenamento de lipídios na forma de triacilglicerol em seu citoplasma), células endoteliais, macrófagos, células do estroma vascular, fibroblastos, pré-adipócitos (células indiferenciadas), entre outros.
Considerado o maior depósito energético presente no corpo dos animais, este tecido também apresenta como funções: modelar a superfície corporal, contribuir para o isolamento térmico do organismo, preencher espaços entre outros tecidos, auxiliar na manutenção da posição normal de outros órgãos, formar os coxins absorventes de choques, além de atuar como uma glândula endócrina (Rosen; Spiegelman, 2006; Poulos et al., 2010).
O TA é dividido em dois subtipos: o tecido adiposo branco (TAB) ou tecido adiposo unilocular, tipo de tecido com maior predominância em indivíduos adultos e serve como depósito para o excesso de energia; e o tecido adiposo marrom (TAM) ou tecido adiposo multilocular, que apresenta como função a geração de calor através do desacoplamento mitocondrial da oxidação lipídica e é encontrado exclusivamente em mamíferos, recém-nascidos, fetos e adultos hibernantes ou não (Farmer, 2008; Au-Yong et al., 2009; Saito et al., 2009)
O adipócito do TAM atinge aproximadamente um diâmetro de 60µm e é frequentemente bem menor que o adipócito do TAB que apresenta diâmetro médio de 90¬100µm.
Tecido Muscular
Para JUNQUEIRA, CARNEIRO (2004), o tecido muscular é constituído por células alongadas, conhecidas como fibras musculares; cujo citoplasma apresenta um arranjo característico do citoesqueleto, rico em proteínas contráteis geradoras de força. De acordo com as características morfológicas e funcionais das células constituintes, pode-se distinguir três tipos de tecido muscular: o estriado esquelético; o estriado cardíaco; e o liso. O tecido muscular se desenvolve a partir de células mesodérmicas especializadas, os mioblastos. As fibras musculares esqueléticas se formam pela fusão de vários mioblastos, já os mioblastos do músculo liso e cardíaco não se fundem, mas formam junções de comunicação.
Existem duas variedades de tecidos musculares nos animais, com três tipos morfológicos distintos: o tecido muscular liso e o tecido muscular estriado, esse último está dividido em: cardíaco e esquelético.
Tecido muscular liso
As células do músculo liso são de aspecto fusiforme, isto é, são volumosas na região central e afiladas nas extremidades. Apresentam apenas um núcleo central e são visíveis somente em microscopia. Essas fibras são capazes de sofrer multiplicação por mitoses e, portanto, repor células perdidas.
O músculo do tipo liso pode ser encontrado na parede do tubo digestório, das vias respiratórias, geniturinárias, vasos sanguíneos e no útero. Apresentam contração involuntária (independente da vontade), lenta e fraca.
Tecido muscular estriado esquelético
Este tecido apresenta células de aspecto cilíndrico e podem medir alguns centímetros de comprimento, podendo ser observadas até mesmo a olho nu. Os músculos estriados, tanto esquelético como o cardíaco, apresentam faixas transversais claras e escuras ao longo de suas células, o que lhes dá o aspecto estriado. As fibras musculares estriadas esqueléticas são plurinucleadas com vários núcleos periféricos. São produzidas quase que exclusivamente na vida embrionária, não sofrendo divisões por mitose, mesmo quando há lesão e morte celular. Existe no tecido muscular adulto os mioblastos, que são células-tronco ou embrionárias do tecido muscular que, quando ocorre a morte celular, se transformam em células adultas para suprir a falta das células perdidas.
A musculatura estriada esquelética corresponde a 40 % da massa total de um homem e 25 % da massa de uma mulher. Na verdade, são mais de 500 músculos diferentes, localizados nos membros inferiores e superiores, nas costas, e na parede abdominal, na face, no pescoço, etc. Essa musculatura, diferentemente do músculo liso, apresenta uma contração rápida, forte e voluntária, isto é, depende da vontade do organismo.
Exercícios que promovem a redução de tecido adiposo.
Os exercícios físicos ajudam a balancear
...