TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temperatura

Projeto de pesquisa: Temperatura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 4

Temperatura

A temperatura corporal normal em seres humanos, também denominado normotermia ou eutermia, depende de alguns pontos como o local do corpo, a hora do dia e o nível de atividade corporal, ela permite avaliar a eficiência da regulação térmica que se apresenta no corpo humano em função das mudanças de temperatura ambiente e da intensidade da atividade física realizada.A temperatura do corpo é medida com o uso de um termômetro.O valor normal da temperatura corporal pode variar de 35,5 a 37,5

Valores externos

Temperaturas extremas:

Calor: Os mecanismos de regulação calórica interna do corpo humano tratam de manter no corpo uma temperatura constante de 37°C. A pele e os tecidos subcutâneos são mantidos em uma temperatura constante pelo sangue circulante. A temperatura do sangue se deve ao calor proveniente da energia liberada pelas células quando estas queimam o alimento. O excesso é eliminado, sendo normal que o corpo perca constantemente calor através dos pulmões e da pele. No caso de exposição ao calor excessivo pode causar um grande aumento da temperatura a chamada hipetermia ou intermação onde a temperatura chega a 41 ºC ou mais e a pele torna-se seca, quente e vermelha ou azulada. Os sintomas incluem dor de cabeça, náuseas, confusão mental, delírio, perda da consciência, convulsões, coma e, se não tratada oportunamente, pode até levar a morte. No caso de exposição excessiva ao calor, os limites são aqueles constantes do Anexo nº 3 da NR-15.

A exposição prolongada ao calor excessivo pode causar um aumento da irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e incapacidade para concentrar-se. Nos casos mais graves, pode ocorrer alterações físicas tais como desidratação, erupção (vesículas roxas na área afetada da pele) e câimbras (espasmos e dor nos músculos do abdômen e das extremidades).

Frio: Quando o corpo está exposto ao frio ocorre o oposto do que ocorre em situações de calor excessivo. Os vasos sanguíneos periféricos (pele e extremidades) se contraem para reduzir a perda de calor no ambiente, o que resulta numa queda brusca da temperatura da pele, dos dedos das mãos e dos pés, das orelhas e do nariz. Dessa forma, mais sangue é enviado para os órgãos vitais como o coração e o cérebro. Quando a pessoa está exposta ao frio excessivo é chamado Hipotermia. Os sintomas são graduais e sutis, ocorrendo movimentos lentos e desordenados, confusão mental, alucinações, perda da consciência e morte por parada cardíaca e respiratória.

Geladura (congelamento parcial): partes da pele congelam, sofrem lesões superficiais mas não são lesadas de modo permanente. As áreas congeladas da pele ficam brancas e firmes e, em seguida, edemaciadas (inchadas) e dolorosas. Posteriormente, a pele pode descamar, como ocorre nos casos de queimadura solar.

Congelamento: alguns tecidos do corpo são realmente destruídos. As mãos e pés expostos são as partes mais vulneráveis. A lesão causada pelo congelamento é consequência da diminuição do fluxo sangüíneo e da formação de cristais de gelo nos tecidos. No congelamento, a pele fica hiperemiada (vermelha), edemaciada (inchada) e dolorosa e, em seguida, preta. As células nas áreas congeladas morrem. Dependendo da extensão do congelamento, o tecido afetado pode recuperar-se ou pode gangrenar.

Alterações dos valores com relação a idade:

Adultos: Uma temperatura corporal de 35,4 - 35,5 - 35,6 está próxima dos valores médios aceitáveis de temperatura corporal, mas deve prestar atenção uma vez que um pouco mais baixa e pode ser sintoma de hipotermia. A temperatura corporal normal dos humanos adultos varia entre os 36,5 e os 37,5 ou mais. Regra geral.

Hipotermia: quando a temperatura é inferior a 36 ou menos. Febre: quando a temperatura está entre 37,1 e 37,9.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com