Teoria De Enfermagem
Monografias: Teoria De Enfermagem. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: priscilafn30 • 9/3/2015 • 819 Palavras (4 Páginas) • 1.454 Visualizações
ocorre entre os campos humano e ambiental, sempre visa a diversidade e acomplexidade e que é vista em ritmos que não se repetem precisamente.
COMPARAÇÃO COM OUTRAS TEORIAS
O princípio da helicidade da homeodinâmica pode ser comparado aosda eqüifinalidade que tem uma meta e ao negentrópico que proporciona aossistemas abertos mecanismos que podem retardar ou interromper o processo demovimento dirigido à menor eficiência e crescimento. A troca ambiental podeproporcionar apoio para esses mecanismos.Outra comparação que surge é com o modelo de Roy que postulaque o nível de adaptação do indivíduo é uma função de interação entre osmecanismos de adaptação e o ambiente.O princípio da helicidade de Rogers postula que cada nova interaçãopromove mudanças inovadoras constantes. Por exemplo, quando uma mulher queé esposa e mãe se torna uma estudante universitária, essas novas interaçõespromovem mudanças e ajustes em seu autoconceito, isto é representativo daintegralidade.
TEORIA DE ROGERS E METAPARADIGMA DEENFERMAGEM
Martha Rogers fala sobre o metaparadigma de enfermagem.O ambiente é um campo de energia irredutível, indivisível, pandimensionalidentificado por padrões e integrado ao campo humano.A enfermagem é uma arte e uma ciência humanística e humanitária.O objetivo das enfermeiras é participar no processo de mudança de forma que aspessoas possam se beneficiar.A saúde não é vista como um estado na teoria de Rogers.
USO DOS PRINCÍPIOS DE ROGERS NO PROCESSO DEENFERMAGEM
Usando as diretrizes dos princípios da homeodinâmica, aenfermagem vai utilizá-las no processo de enfermagem. Para isso deve haver umenvolvimento tanto da enfermeira quanto do cliente no processo de enfermagem,então a enfermagem é trabalhar com o cliente, não para ou pelo cliente. Tal fatodemonstra a preocupação com o seu todo.
Na fase de investigação do processo de enfermagem, são coletadosfatos e opiniões sobre o indivíduo e o ambiente.A primeira série de perguntas reflete o princípio da integralidade. Apróxima série de perguntas reflete o princípio da ressonância e a última série deperguntas seria influenciada pelo princípio da helicidade.A investigação de enfermagem é então, uma investigação total doser humano e não apenas de seu estado físico ou mental. O principal é oindivíduo, não a doença. É então formada uma conclusão, que é o diagnóstico deenfermagem, segundo passo no processo de enfermagem.O diagnóstico de enfermagem proporciona direção para o resto doplano de cuidados de enfermagem. O enfoque sobre a integralidade exigeimplementação no ambiente assim como no indivíduo.A ressonância exige que o plano de enfermagem tenha como alvo asustentação ou a modificação das variações no processo de vida do ser humanocompleto. A enfermeira deve ajudar o indivíduo a mover-se em direção a um nívelde existência mais alto e mais diversificado.O planejamento de enfermagem na área da helicidade exige umaaceitação das diferenças do indivíduo como expressão de emergência evolutiva eque seja orientado para a promoção da repadronização dinâmica de todo o ser humano e isso inclui o relacionamento do indivíduo consigo mesmo e com oambiente de forma que todo o potencial do ser humano possa ser desenvolvido.O alvo do plano de enfermagem é a obtenção de um estado idealde saúde para o indivíduo, que pode não ser o ideal, mas é o máximo possívelpara a pessoa sendo este o enfoque da avaliação, fase final do processo. Apenasquando a meta de enfermagem foi atingida, as intervenções de enfermagempodem ser avaliadas como efetivas.O modelo
rogeriano
também pode ser aplicado às famílias, que podeincluir
...