Teoria Holistica
Artigo: Teoria Holistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolinaace • 5/5/2014 • 1.410 Palavras (6 Páginas) • 2.617 Visualizações
Teoria Holistica
Parte 1- O que são as teorias
Uma teoria é o conjunto de especulações que tem por fim determinar o valor e os limites dos nossos conhecimentos. Uma teoria de enfermagem é uma conceitualização de algum aspecto de enfermagem comunicado com a finalidade de descrever, explicar, predizer e/ou prescrever o cuidado de enfermagem (Barnun, 1994; Meleis, 1997).
Parte 2- Biografia
Myra E. Levine nasceu em 1920, em Chicago, primeira criança de três irmãs. Sua experiencia com a doença do pai contribuiu para seu interesse e dedicação á enfermagem. Graduou-se pela Cook School of Science em 1944, SB da University of chicago em 1959 e mestre em ciências em enfermagem pela Wayne State University em 1962.
Sua carreira de enfermagem tem sido variada. Clinicamente, defendeu posições como livre enfermagem privada, a enfermagem civil para o exército dos E.U.A, supervisores cirúrgicos e diretores de enfermagem. Professora emérita, medical surgical nursing, University Linois Chicago.
Sua experiência como enfermeira inclui a atuação como enfermeira de equipe, supervisão administrativa e didática instrução clinica e direção de serviços de enfermagem. Ela foi dirigente de departamento de enfermagem
Na década de 60 surgiram as primeiras teorias de enfermagem procurando relacionar fatos e estabelecer as bases de uma ciência de enfermagem.
Em 1967 apareceram os primeiros trabalhos de Myra e Levine, onde ela desenvolve a teoria holística de enfermagem.
Parte 3- Desenvolvimento da Teoria de Levine
Levine referiu-se ao seu trabalho como uma teoria, mas refere-se indicá-lo com um começo conceitual. Ela procura um caminho para ensinar todos os maiores conceitos da enfermagem médico , buscou uma maneira dede generalizar o conteúdo, para afastar-se de um processo educacional orientado aos procedimentos. Ela estava interessada a fazer as enfermeiras a compreenderem que todo contato enfermeira paciente leva um questionamento no cuidado de enfermagem. Seu trabalho evolui ao longo dos anos, com atualização mais recente a teoria publicada em 1989, com discussões adicionais em 1990 e 1991.
Levine (1990) tema acredita que a entrada do paciente no sistema de atendimento de saúde esta associada com a desistência de algum grau de independência pessoal. Designar a pessoa que entrou no sistema de atendimento de saúde como cliente reforça o estado de dependência, pois o cliente é um seguidor. Ela sustenta o termo paciente por que ele significa sofredor, e o termo dependência associado a sofrimento. É a condição de sofrimento que torna possível colocar a independia de lado e aceitar os serviços de outra pessoa. A meta da enfermagem é sempre transmitir conhecimento e forçar para que o indivíduo possa afastar-se da dependência.
Parte 4- Teoria Holística
A teoria de Levine discute a adaptação, a conservação, e a integridade. A adaptação é o processo pelo qual a conservação e adquirida, e a finalidade da conservação é a finalidade. O núcleo da teoria de Levine são os quatro princípios de conservação.
A adaptação é o processo da vida pelo qual, ao longo do tempo, as pessoas mantêm sua totalidade ou integridade aos reagirem aos desafios do ambiente; é a consequência da interação entre pessoa e ambiente (Trench, Wallace, Coberg, 1987; Levine, 1989) O engajamento bem sucedido com o ambiente depende da reserva adequada de adaptação. (Levine, 1990)
Tanto as resposta fisiológicas quanto as comportamentais são diferentes sob diferentes condições, por exemplo, as resposta ao ambiente muito ruidoso e pouco ruidoso serão variadas. É possível antecipar certos tipos de reação , mas a individualidade das respostas impede uma previsão exata.
O resultado da adaptação é a conservação. A conservação é um conceito universal, uma lei natural, que trata da defesa da totalidade e integridade do sistema (Levine, 1990, 1991)
A conservação descreve como os sistemas continuam a funcionar enfrentando desafios severos; ela, não propõem apenas a sobrevivência atual, mas também a vitalidade futura através do enfrentamento dos desafios da forma mais econômica possível.
O papel da enfermagem na conservação é o de ajudar a pessoa no processo de “manter a unicidade, a pessoa total, através do mínimo esforço despendido” (Levine, 1989).
Levine, propõem quatro princípios de conservação:
1. Conservação de energia¬¬¬¬¬¬¬¬ ¬¬¬ Prevenção do gasto de energia do individuo como um todo.
2. Conservação da integridade estrutural Enfoca o processo de cura. A cura é a defesa da totalidade Estrutura física do individuo.
3. Conservação da integridade pessoal O indivíduo como um todo. Necessidades individuais são respeitadas
4. Conservação da integridade social Deriva de fatores éticos do sistema social.
A essência da conservação é o uso bem sucedido de resposta em menor custo. (Estabilidade)
A enfermeira como prestadora de cuidados, torna-se parte do ambiente, trazendo para cada oportunidade de enfermagem o seu próprio repertorio de habilidades, conhecimento e compaixão. É um empreendimento compartilhado, e cada participante é recompensado.
Levine, tece com maestria suas convicções em relação os metaparadigmas da enfermagem (pessoa, ambiente, saúde e enfermagem ao longo de suas discussões sobre conservação e adaptação. Ela discute o fato de que a pessoa que fornece serviços de enfermagem tem cargas especiais de preocupação uma vez que a “permissão para entrar nas metas de vida de outro ser humano carrega dúvidas onerosas de responsabilidade e escolha”(Levine,1989, p 336)
Pessoa
Conservação e integridade da vida.
Foco na integridade.
Ambiente
Três aspectos de ambiente: Operacional, perceptivo e conceitual.
Adaptação e Conservação
Saúde
...